Entre 27 de julho até 17 de agosto, ocorre a 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, importante evento sul-americano dedicado à temática socioambiental. A mostra exibirá 106 filmes de 35 países em salas da cidade de São Paulo e de forma online . As sessões são gratuitas e a programação completa está no site do evento.
A programação se inicia na quarta-feira (27/07), com o filme Animal, do diretor e escritor francês Cyril Dion e inédito no Brasil. Exibido no Festival de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativistas fazem parte de uma geração convencida de que o futuro está em perigo, entre a emergência climática e uma extinção em massa.
O evento irá apresentar produções indicadas ao Oscar e premiados nos festivais de Cannes, Sundance, Roterdã e Locarno. Ainda, a mostra faz uma homenagem aos cineastas Sarah Maldoror, que morreu em 2020 vítima da covid-19, e Jacques Perrin, que morreu em abril deste ano aos 80 anos.
Será realizada uma retrospectiva acerca das obras de Maldoror, considerada pioneira do cinema africano, incluindo a versão recém-restaurada em 4K de seu filme mais emblemático, Sambizanga, realizado há 50 anos e vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim. A obra aborda o movimento de libertação angolano, com foco na figura de Domingos Xavier, operário angolano e ativista anticolonial que foi preso e torturado até a morte, em 1961, pela polícia política portuguesa. O longa é conduzido sob a perspectiva de sua companheira.
Também serão exibidos quatro trabalhos de Perrin, um como produtor (Microcosmos) e três como codiretor: As Estações, Oceanos e Migração Alada, que foi indicado ao Oscar. Exibido na Mostra Ecofalante de Cinema em 2018, As Estações refaz a história da floresta europeia desde o final da última era glacial até a atualidade, abordando os impactos causados pelas atividades humanas.
O evento terá ainda a exibição que celebra os 40 anos do filme Koyaanisqatsi, a competição latino-americana com 35 títulos, um amplo panorama internacional recente, o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes, sessões especiais, debates e masterclass Cinema de Impacto: Filmes para Mudar o Mundo, ministrada pelo produtor francês Jean-François Camilleri, produtor dos filmes A Marcha dos Pinguins e Oceanos.
A mostra promoverá parte de sua programação em cidades do interior paulista como Piracicaba, de 2 a 20 de agosto, e Lorena, de 16 a 26 agosto, e também em Belo Horizonte (MG), de 10 a 31 de agosto, e Porto Alegre (RS), de 25 de agosto a 7 de setembro.