A Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, realizado em parceria com o CineSec, em São Paulo, teve sua data de estreia da 8ª edição adiada por conta do contexto bélico na Europa.
O festival seria realizado entre os dias 10 e 23 de março e está suspenso até um “momento oportuno”, contou à CNN o gerente do CineSesc, Gilson Packer.
“Estamos organizando a mostra há seis meses e não imaginávamos que algo assim poderia acontecer. Conversamos com os produtores e decidimos que não é adequado realizar o evento neste momento devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.”
Segundo Packer, a proposta da Mosfilm é discutir o perfil cinematográfico do cinema russo, “no geral, sempre com temas mais delicados e mostrando a sociedade como um todo”. “Guerra é um tema recorrente no cinema russo”, completa.
Fyódor Dostoiévski
O destaque desta edição, que exibirá 16 longas-metragens, é o aniversário de 200 anos do escritor russo Fyódor Dostoiévski, com a participação de clássicos do cinema como “O Idiota” (1958), de Ivan Pyryev.
Outro filme que participa da mostra é a série “Libertação”: cinco filmes de Yuri Ozerov, que foram restaurados e que são considerados referências entre os filmes de guerra. Produzidos entre 1967 e 1971, as histórias retratam momentos importantes da Segunda Guerra Mundial.
A Mosfilm ainda está sem data certa para acontecer e, de acordo com Gilson Packer, será em um “futuro próximo”.
Fonte: CNN.