MPAM pede suspensão do pagamento de pensão especial do ex-governador José Melo

Foto: Ariane Alcântara/G1 AM
Compartilhe

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) entrou com um pedido na Justiça para a suspensão imediata do pagamento de pensão especial ao ex-governador do Amazonas, José Melo. A concessão vitalícia, paga pelo mandato no governo entre 2014 e 2017, é sustentada por uma emenda retirada da Constituição do estado em 2011.

A Ação Civil Pública encaminhada pelo MP-AM parte do intuito de provimento jurisdicional em defesa do Patrimônio Público Estadual e pede que o Judiciário declare a nulidade do Processo Administrativo que concedeu Pensão Especial ao ex-governador, correspondente a R$ 15.415,96. José Melo teve mandado cassado em 2016 por compra de votos.

No documento levantado pelo MP-AM, o Ministério aponta inconstitucionalidades em emendas do estado que concedem o benefício para o ex-governador, além de violação ao princípio da separação de poderes, da instituição de subsídio para quem não seja ocupante de cargo público, da inexistência de título jurídico que sustente o estabelecimento de subsídio para quem não seja ocupante de cargo público, entre outros pontos levantados. A promotoria investiga também concessões de aposentadoria dadas a outros ex-governadores.

Um Inquérito Civil foi instaurado no dia 7 de maio de 2018, pela Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Patrimônio Público, para apurar a legalidade da pensão especial concedida para Melo.

Foi requisitado à Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (SEAD) cópia, em mídia digital, da íntegra do Processo Administrativo que concedeu Pensão Vitalicia ao ex-Governador José Melo, pelo mandato de Governador do Estado do Amazonas entre 2014 e 2017, assim como as Fichas Financeiras referentes à “Aposentadoria Especial” desde o primeiro mês do pagamento.

Subsídio

No dia 1º de fevereiro de 2011 o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) propôs, junto à Suprema Corte Brasileira, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em que foi questionada as emendas que introduziram e modificaram a Constituição do Estado do Amazonas, tendo em vista que concediam o pagamento de subsídio vitalício para os ex-governadores do Estado.

A ação, conforme o MP-AM, foi julgada “prejudicada, por perda do objeto, devido à comprovada revogação dos dispositivos impugnados com a Edição da Emenda Constitucional nº 75 do Estado do Amazonas”.

Com isso, foi revogada no ano de 2011 a Emenda Constitucional que dava ensejo à concessão do benefício para o ex-governador. “Tornou-se, de forma superveniente, ilegal e ilegítimo, devendo, portanto, ser declarado nulo pelo Judiciário e seus efeitos concretos extintos pelo bem do direito e pela preservação do Erário Estadual”, diz o MP no pedido.

*Com informações do G1 Amazonas

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!