MP’s e defensorias pedem informações sobre circulação de variantes da Covid-19 no AM

Compartilhe

No prazo de 72 horas, diretores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do escritório regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devem ser convocados pela Justiça Federal a se manifestarem sobre a situação atual do avanço da covid-19 no estado.

As informações a serem prestadas estão relacionadas a novas cepas do coronavírus identificadas em outros países e a medidas recomendadas ao poder público para frear o avanço da doença e para detecção e monitoramento de variantes do coronavírus no Amazonas.

A petição é de autoria dos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Estado do Amazonas (MP-AM), do Trabalho (MPT) e de Contas do Estado (MPC/AM) e das Defensorias Públicas da União (DPU) e do Estado do Amazonas (DPE-AM).

A medida foi adotada no curso de ação civil pública, ajuizada em janeiro deste ano contra a União e o Estado do Amazonas, diante de alertas sobre piora da situação do Amazonas em relação à pandemia de covid-19. No dia 20 de maio deste ano foi confirmada a presença de uma nova variante do coronavírus no Brasil, originalmente descoberta na Índia (B.1.617), que possui maiores taxas de transmissão, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cepa já infectou seis pessoas no estado do Maranhão.

Segundo a petição, um alerta publicado pela FVS com a análise da avaliação de risco do Amazonas, entre os dias 28 de abril e 17 de maio, indica que o estado passou de 16 para 19 pontos, ainda na fase laranja, mas muito próximo da fase vermelha. Outro fator de alerta é a não exigência de testagem para embarques nacionais, conforme divulgado pela Anvisa.

Também é apontado no documento o aumento de 30% nas internações pelo novo coronavírus na semana de 16 a 22 de maio (209 internações) em comparação com a semana anterior (161 internações), indicando aumento da transmissão do vírus. “Isso é especialmente preocupante, considerando a chegada da cepa B.1.617 no Brasil, pois Manaus recebe diariamente voos de outros países e de outros estados, além do transporte intermunicipal por meio terrestre e fluvial”, diz trecho da petição.

Ainda em relação à situação epidemiológica do Amazonas, os órgãos que assinam a petição destacam que, em reunião recente com o governo do estado, despertaram preocupação fatores como o surgimento de uma nova tendência de aumento na ocupação de leitos de UTI por covid-19, além da situação crítica de municípios do interior, nos quais a vacinação avança a passos mais lentos, enquanto os índices de contaminação permanecem altos. “Com relação às taxas de positividade do exame RT-PCR, houve um ligeiro aumento, de maneira que, de 10% (dez por cento), elas subiram para 12,8% (doze inteiros e oito décimos por cento), estando, atualmente, no índice amarelo”, informa o documento.

No cenário geral, o risco de uma terceira onda de contaminações no país já foi admitido em declarações recentes pelo ministro da Saúde e pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Sobre a inquirição dos diretores dos órgãos sanitários, os ministérios públicos e as defensorias indicam na petição que essa convocação pode ser substituída pela apresentação de relatórios com as referidas informações, no prazo de 72 horas.

Incerteza sobre vacinas – De acordo com informações da FVS, a nova variante do coronavírus requer mais cuidados por ter se demonstrado mais transmissível e mais letal. As vacinas disponibilizadas no país podem não ser eficazes contra essa nova cepa, conforme a própria fundação divulgou em nota.

“Não sabemos como fica em relação à resposta da vacina a essa variante, os estudos ainda prosseguem. Esperamos que a vacina que nós estamos aplicando seja também eficaz em relação a essa variante, mas nós não podemos descuidar e precisamos avançar nos procedimentos de vigilância em relação a ela”, explica a FVS.

Medidas preventivas

Ainda na petição, os órgãos pedem à Justiça Federal que determine uma série de medidas como forma de precaução, como o aumento da capacidade de testagem da população do Amazonas para covid-19; o estabelecimento de medidas de monitoramento e rastreio de casos leves de infecção pela covid-19 confirmados no estado, com interlocução junto a empresas empregadoras, se necessário, e emissão de notas técnicas ou pareceres semanais por parte do Estado do Amazonas, por meio da FVS, incluindo avaliação de risco e recomendações para combate à pandemia destinadas ao governo estadual.

Também fazem parte do pedido a realização de campanhas para orientar a população sobre uso de máscaras; não flexibilização de medidas restritivas até então decretadas pelo Estado para o enfrentamento da pandemia e aumento de fiscalizações em estabelecimentos comerciais, transporte público e demais locais que gerem aglomerações e descumpram as regras sanitárias, com a devida aplicação de multas e fechamento dos comércios, dentre outras sanções.

Em caso de descumprimento das medidas, foi solicitada aplicação de multa à União e ao Estado do Amazonas em valor não inferior a R$ 50 mil para cada item descumprido.

A ação civil pública segue tramitando na 1ª Vara Federal no Amazonas, sob nº 1000577-61.2021.4.01.3200. A petição aguarda apreciação da Justiça Federal.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!