Mulher comemora permissão do Peru para morrer por eutanásia

Ana Estrada em sua casa em Lima - Foto:Reuters
Compartilhe

Na cama, Ana Estrada diz se sentir “feliz e contente” com a decisão histórica das autoridades peruanas de não recorrer do veredicto de um tribunal que reconheceu seu direito a uma morte assistida.

O veredicto foi surpreendente em um país de maioria católica, onde a eutanásia é ilegal.”É um caso isolado, mas espero que sirva como precedente”, disse Estrada, de 44 anos, à Reuters, depois que os ministros da Justiça e da Saúde decidiram na noite de terça-feira respeitar um parecer de um juiz segundo o qual ela tem direito a uma “morte digna”.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Estrada, que é psicóloga, sofre há três décadas de poliomiosite, uma doença rara e incurável que ataca os músculos progressivamente. Ela precisa de um respirador a maior parte do tempo.

Cerca de cinco anos atrás, Estrada iniciou uma batalha legal para poder decidir tirar a própria vida “quando chegar a hora”.

A eutanásia não é permitida em muitos países, e muitos se opõem fortemente à prática no Peru, onde o aborto e o casamento gay também são proibidos. Na América Latina, a Colômbia permite o procedimento sob certas condições.

O veredicto da semana passada determina que o serviço de saúde estatal EsSalud proporcione “todas as condições” necessárias para a eutanásia de Estrada, que precisa ocorrer dentro de 10 dias a partir da data em que ela decidir tirar a vida.

Reuters

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais