Multivacinação com foco em crianças e adolescentes começa hoje

Além do público-alvo da campanha de multivacinação, as unidades de saúde da Semsa manterão o atendimento a pessoas de todas as idades que buscam iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19. Foto: Henrique Souza / Arquivo Semsa
Compartilhe

Pais e responsáveis estão convocados para atualizar o cartão vacinal de crianças e adolescentes na campanha de multivacinação que se inicia hoje (13/05).

A iniciativa acontece até o dia 25/05, tendo o dia 20 como Dia “D” de Mobilização, abrangendo 171 salas de vacina mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a ação de intensificação da vacinação infantil faz parte de uma estratégia nacional, que deve alcançar todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal ao longo deste ano.

“Essa campanha nacional está se iniciando de forma antecipada aqui no Amazonas, após a confirmação de um caso de poliomielite registrado no Peru, país que faz fronteira com os dois Estados, no último mês de março. A ação nos 62 municípios segue orientação do governo estadual, que faz a distribuição de vacinas e acompanha as ações executadas pelas prefeituras nos seus territórios”, destaca Shádia.

O subsecretário de Gestão de Saúde, Djalma Coelho, informa que em Manaus a mobilização alcança 171 pontos de vacinação, garantindo acesso aos pais e responsáveis para que atualizem a caderneta de vacinação e garantam a proteção de crianças e adolescentes contra doenças evitáveis por meio da imunização.

“Isso é importante para que nós possamos diminuir o déficit no calendário infantil, principalmente das vacinas indicadas para aplicação no primeiro ano de vida. Dados da Semsa de 2022 apontam que todas elas, exceto a BCG, estão abaixo da meta de 95% de cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde. A de febre amarela é a mais deficitária, com 66%, o que é preocupante, pois uma grande parcela da população em Manaus está suscetível a uma doença endêmica da região”, alerta o subsecretário.

Conforme Djalma, todas as salas de vacina da rede municipal vão ofertar 18 imunizantes indicados para a faixa etária de zero a 14 anos, incluindo as vacinas contra a Covid-19, recomendada para todas as idades a partir de 6 meses; e contra a influenza, indicada para crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos.

“Lembramos ainda que não existe mais a necessidade de aguardar 15 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas do calendário infantil. Para receber os imunizantes segundo sua faixa etária, as crianças e adolescentes devem comparecer a uma das salas de vacina da Semsa acompanhados dos pais ou responsável, que devem sair de casa levando documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina”, aponta.

Calendário infantil

As vacinas previstas no calendário básico infantil que serão ofertadas durante a campanha de multivacinação são: Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Hepatite A, DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Meningocócica ACWY, dTPa (adolescentes grávidas).

Essas vacinas, bem como a vacina contra a Covid-19 e Influenza, estarão disponíveis em todos os locais de vacinação mantidos pela prefeitura de segunda a sexta-feira, sendo que nove deles também funcionam aos sábados, das 8h às 12h. A lista com os endereços e horários de funcionamento pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente pelo link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Já a vacina BCG, também integrante do calendário infantil e indicada para os recém-nascidos, será ofertada em unidades de saúde específicas, em dias e horários de atendimento diferenciados. A lista também está disponível para consulta on-line pelo link direto bit.ly/salasBCGManaus.

Covid-19

Além do público-alvo da campanha de multivacinação, as unidades de saúde da Semsa manterão o atendimento a pessoas de todas as idades que buscam iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19. O imunizante é indicado para todos os públicos a partir dos 6 meses de idade, seja em 1ª ou 2ª doses ou dose de reforço.

Pessoas a partir de 18 anos que já tenham recebido a segunda dose do esquema inicial ou alguma dose de reforço há pelo menos quatro meses podem tomar a vacina bivalente, que protege contra o vírus original da Covid-19 e as subvariantes da Ômicron. Dados da Semsa apontam que mais de 477 mil adultos em Manaus estão aptos a receber o imunizante.

A vacina bivalente está disponível ainda para adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. São eles: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades; indígenas e quilombolas; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Confira os pontos de vacinação da Semsa participantes da Campanha de Multivacinação neste sábado, 13/05:

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;

USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;

USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina.

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores.

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves.

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais