O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai participar 16ª Primavera dos Museus que acontece entre 19 a 23/09, com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”, sugerindo uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.
A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais que ocorre anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem por objetivo divulgar e valorizar os museus brasileiros, colaborando para aproximá-los da sociedade.
Acesse a programação:
Exposição Virtual: a partir de 19 de setembro
Tema: “Arte e ciência na flora e fauna amazônica”
A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, Lucimery Ribeiro e Carolina Brandão, tem como objetivo apresentar as produções artísticas da coleção Feliciano Lana, salvaguardadas no Museu Amazônico. As obras destacam os saberes tradicionais e a flora e fauna amazônica, nos permitindo pensar na discussão entre arte e ciência no ambiente educacional, seja ele formal ou informal.
https://leilaadrianabaptaglin02gt.46graus.com/exposicao-virtual-colecao-feliciano-pimentel-lana/
Exposição virtual– Tema: “Arte e ciência na flora amazônica”
A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, tem como objetivo apresentar as produções da artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin (1984-….). Em suas obras, destaca-se a flora amazônica, em especial a roraimense, dando margem para pensarmos na diversidade de experiências artísticas que podem e devem ser levadas para o ambiente educacional formal, informal e não-formal.
https://leilaadrianabaptaglin.46graus.com/exposicao-virtual-leila-a-baptaglin/
21 de setembro- Ação educativa das 14h às 15h30, na biblioteca do Museu Amazônico. Tema: “Independência ou Independências?”. Palestrantes: Dyson Teles Alves, Rosângela, Martins e Carolina Brandão Gonçalves
Ação educativa- Lançamento de um jogo de memória e de uma HQ, online, com reproduções de desenhos feitos por Feliciano Lana, ambos os produtos com curadoria e ilustração feitas, respectivamente, pela artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico
22 de setembro a 22 de outubro- Atividade cultural- Violões no Museu Amazônico, com os músicos Nelson Fernando Cayhado e Márcio Carvalho. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico
23 de setembro – Palestra das 14h às 16h, presencial no Museu Amazônico. Dublagem Brasileira: processo de produção do documentário “A voz brasileira no cinema” com a palestrante Catharine Senna e organização de Thiago Morais.