Museu da Amazônia reabre ‘Casa das Serpentes’ para visitação

O Museu da Amazônia (MUSA) está aberto ao público de segunda à domingo (exceto às quartas)
Musa está aberto ao público de segunda à domingo (exceto às quartas). Foto: Reprodução
Compartilhe

O Museu da Amazônia (Musa) reabre “Casa das Serpentes” para visitação geral na sexta-feira (05/08), a partir das 8h30. Localizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke, zona Norte de Manaus, a área da exposição que reúne mais de dez espécies de serpentes vivas, estava em período de manutenção.

O Musa conta com três grandes famílias de animais:

A família Viperidae: possui grande importância médica e farmacológica devido aos estudos e aplicações do potente veneno de espécies como a jararaca-da-norte (Bothrops atrox).

A família Boidae: é constituída por espécies não peçonhentas que impressionam pelo tamanho — no recinto externo há uma jiboia viva (uma Boa constrictor de 2,5 metros de comprimento) que pode ser vista de perto. Um esqueleto de sucuri (Eunectes murinus), que foi reconstruído  e é utilizado no trabalho de educação ambiental para preservação da espécie. Da mesma família de serpentes, a suaçuboia (Corallus hortulana) da casa deu origem a quatro filhotes, e podem ter seu crescimento acompanhado nos terrários da exposição.

A espécie Papa-pinto (Spilatos sulphureus): pertence à família Colubridae: uma cobra verde com comportamento diurno, que costuma receber os visitantes com olhos e postura atentas.

Os animais residem em cativeiro, e além do trabalho de educação ambiental, a finalidade de mantê-las contidas é a observação de comportamento e desenvolvimento. Alimentação, acasalamento e predação são alguns comportamentos que podem ser analisados por especialistas, além da coleta de parasitas para observação e pesquisa.

Os visitantes ainda podem se deparar com as serpentes trocando de pele, bebendo água, dormindo, ou ativas durante o dia.

As atividades do Musa contam com meia-entrada para manauaras, moradores de Manaus, estudantes, professores, idosos acima de 60 anos, acompanhantes de PcD, bombeiros, forças armadas (exército, marinha e aeronáutica) e policiais civis e militares. Crianças até 5 anos e PcD não pagam. Obrigatório o uso de sapato fechado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais