Centro Audiovisual do Museu do Índio (CAud-MI), localizado em Goiânia (GO), promoverá a aula online gratuita “Narrativa Audiovisual” com o cineasta indígena Takumã Kuiruko.
Aberta a todos os interessados, a atividade será realizada no dia 18 de setembro, das 14h às 16h. A proposta é debater temas como etnomídia, a importância da filmagem como registro etnográfico e aspectos técnicos e práticos do audiovisual.
Takumã Kuikuro vive na aldeia de Ipatse, no Território Indígena do Xingu (MT). É reconhecido internacionalmente e tem diversos filmes premiados, como “A Febre da Mata”, vencedor do Prêmio do Público na categoria curta-metragem da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema. O curta denuncia as queimadas na Amazônia, mostrando o fogo invadindo a floresta e os animais fugindo em busca de abrigo.
Conforme Takumã, a maior parte da sociedade brasileira desconhece como é a vida nas aldeias, a cultura dos diferentes povos indígenas, seu modo de vida, e que os filmes são uma ferramenta importante para falar com o público em geral, denunciar violências e também para valorizar a cultura.
O cineasta é presidente do Instituto da Família do Alto Xingu (IFAX) e fundador do Coletivo Kuikuro de Cinema, que, além de produzir documentários como O Dia em que a Lua Menstruou (2004), Cheiro de Pequi (2006), Karioka (2013) e London as a Village (2015), também realiza oficinas.
Inscrições
As inscrições para a aula online devem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/pTo8U64DnCNvxLvP8. Na ocasião, alunos da oficina “Narrativa Audiovisual: Ponto de vista Coletivo Kuikuro de Cinema”, realizada entre 21 de agosto e 13 de setembro, vão apresentar os registros que fizeram com base no que aprenderam.