O músico Sidney Afonso Rezende de Mello, 65 anos, não resistiu as complicações de uma parada cardíaca e faleceu na madrugada deste sábado, 09/04 no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus onde estava internado no, desde o dia 1º de abril.
Natural de Juiz de Fora (MG), Sidney Rezende mudou-se para Parintins ainda jovem e se destacou compondo toadas clássicas como “Andirá”, “No brilho da Lua” e “Pássaro Sonhador”. Ele também foi um dos responsáveis por revolucionar a sonoridade das toadas ao introduzir, na década de 1990, o violão dedilhado e o violão base.
Nas Redes Sociais, artistas, políticos e amigos lamentaram a perda do artista.
“Lamento profundamente a morte de Sidney Rezende e desejo que Deus seja o alento a sua família e amigos. O seu legado para a cultura amazonense, em especial a do Festival Folclórico de Parintins, será imortal. Ficamos à espera do nosso reencontro, por ocasião do retorno do Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida .
Sidney Rezende fez história no boi-bumbá Garantido. Suas toadas que marcaram época revolucionaram o gênero. Hoje, o Bumbá da Baixa do São José Publicou nota sobre o artista.
“É com enorme tristeza que a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido se despede do artista, cantor, compositor, músico, produtor, sócio e torcedor do Boi Garantido, Sidney Rezende. Gigante no talento e único em sua história, Sidney transformou a musicalidade das toadas do boi-bumbá de Parintins. Seu estilo refinado e apuro técnico impactaram a tal ponto, que sua contribuição é unanimidade na acirrada rivalidade entre o Garantido e o contrário”, diz o comunicado.
Hoje nos despedimos do artista, cantor, compositor, músico, produtor, sócio e torcedor vermelho e branco: Sidney Rezende.
Estará sempre em nossos corações. Lembraremos de sua contribuição para o Festival de Parintins!
Segue fio com alguns momentos marcantes de Sidney Rezende: pic.twitter.com/ajxS3pEtiB
— Boi Garantido (@garantido) April 9, 2022