O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vai realizar no próximo dia (02/12), das 9h às 15h, no ambulatório do hospital, um mutirão para realização de biópsias das lesões suspeitas de câncer de pele.
A ação faz parte da Campanha Dezembro Laranja promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O evento acontece em todo o país com a participação de vários hospitais universitários que integram à Rede Ebserh. No HUGV-Ufam/Ebserh, cinco dermatologistas e cinco residentes farão o atendimento gratuito à população.
Segundo a dermatologista do HUGV-UFAM, Luciana Mendes, qualquer pessoa que tenha uma “pinta” suspeita pode participar. Ela acredita que só no HUGV sejam atendidas cerca de 100 pessoas no dia do evento. O mutirão de atendimento é realizado pela SBD desde 1999 e o HUGV participa da Campanha desde 2014.
O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal de células que compõem a pele. De acordo com Luciana, a prevenção se faz, evitando-se exposição solar intensa, com uso de filtros solares e proteção física (uso de chapéu, roupas de proteção ultravioleta, guarda-sol.
Além do HUGV, duas outras instituições em Manaus realizarão ações relativas ao câncer de pele, neste sábado, sendo a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta e a Fundação de Medicina Tropical.
Ambulatório Araújo Lima do Hospital- Universitário Getúlio Vargas (HUGV) fica na R. Afonso Pena, 691 – Centro, Manaus – AM – Ao lado da faculdade de Medicina da UFAM. (Próximo ao Cemitério São João Batista).