Mutirão de cirurgias de fimose em ação de prevenção ao câncer de pênis acontece neste sábado (24) em Manaus

Lei que muda regras para laqueadura e vasectomia entra em vigor
Cirurgia retira excesso de pele e permite uma limpeza mais eficaz do órgão, combatendo, assim, o principal fator de risco da doença: higiene inadequada. Foto :Freepik
Compartilhe

Dez pacientes do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam/Ebserh), serão beneficiados pelo Mutirão de Postectomia (cirurgia de fimose), no próximo sábado (24), no Ambulatório Araújo Lima. A ação é direcionada a homens que estão na lista de espera do procedimento e já foram contatados pela equipe do HU.

 

A postectomia é o procedimento cirúrgico que retira o excesso de pele do prepúcio, tornando a limpeza da glande mais eficaz, combatendo, assim, a principal causa do câncer de pênis: as más condições de higiene.  “A importância do mutirão é justamente para aumentar o número de pacientes operados e difundir para a sociedade os benefícios dessa cirurgia, salientando também que é um procedimento simples, mas com resultados muito positivos”, explica o responsável técnico do Serviço de Urologia do HUGV, André Mancini.

 

O especialista alerta ainda sobre os cinco mecanismos de prevenção do câncer de pênis. “A realização de postectomias em homens com fimose, a higienização adequada do órgão, a vacinação de meninos (e meninas) de 9 a 14 anos contra o HPV, o uso de preservativo nas relações sexuais para evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e não fumar”, afirma Mancini.

 

Mais sobre o câncer de pênis

Os sinais mais comuns do câncer de pênis são: feridas que não cicatrizam e coçam muito; secreção com forte odor; e espessamento ou mudança de cor na pele da glande. Como a maioria dos diversos tipos de neoplasias, o câncer de pênis tem cura quando detectado e tratado precocemente (evitando-se, em alguns casos, até a amputação do órgão). Outro ponto fundamental sobre esse tipo de câncer é que ele pode ser evitado com medidas simples de autocuidado.

 

Segundo o Ministério da Saúde, no período de 2012 a novembro de 2022, foram registrados no país 21.766 mil casos de câncer de pênis. Houve 6.456 mil amputações do órgão masculino de 2013 a 2023, com média anual de quase 600 amputações. De 2011 a 2021, a doença provocou mais de 4 mil mortes no Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!