Nadadora trans vence torneio nos EUA, e rivais se recusam a subir ao pódio

Foto: Justin Casterline/Getty Images
Foto: Justin Casterline/Getty Images
Compartilhe

Lia Thomas fez história nas piscinas da NCAA (liga universitária norte-americana) ao conquistar o título das 500 jardas livre feminina, na última quinta-feira (17/03). Aos 22 anos, ela se tornou a primeira mulher trans a conquistar um título em qualquer esporte da liga. Mas a reação polêmica das rivais chamou a atenção, já que se recusaram a subir ao pódio.

Contrariando as expectativas, porém, Lia não performou abaixo dos 4m24s06 – recorde universitário que pertence à campeã olímpica Katie Ledecky. Quase 9 segundos acima, Lia Thomas garantiu a primeira posição com 4m33s24, à frente de Emma Weyant (4m34s99), Erica Sullivan (4m35s92s) e Brooke Forde (4m34s99).

Segundo o The New York Times, no dia da competição, manifestantes foram até o local das provas protestarem contra a presença de Lia no torneio, realizado , em Atlanta, no estado da Geórgia. Algumas pessoas levantaram cartazes com mensagens como “salvem o esporte feminino” e “apoiem um esporte justo para homens e mulheres”. Ainda segundo a publicação, as críticas se acentuaram quando ela publicou em suas redes sociais seus tempos obtidos na prova, com os novos recordes estabelecidos.

De acordo com as regras da NCAA, Lia está apta a competir pela categoria feminina, já que cumpriu o período de um ano de tratamento de supressão de testosterona. Ela, que defende a Universidade da Pensilvânia, já jogou por três anos na equipe masculina, antes de iniciar sua transição de gênero.

Sobre a polêmica, Lia disse que tenta ignorar o máximo que consegue. “Tento focar na minha natação, no que preciso fazer para estar pronta para as provas. Apenas tento bloquear todo o resto. Significa o mundo para mim estar aqui”, disse em entrevista à ESPN americana.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!