“Não passe vergonha nos grupos”: Abraji lança minicurso de educação midiática para combater desinformação

Iniciativa é totalmente gratuita e realizada pelo WhatsApp - Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Compartilhe

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), através do Projeto Comprova, lançou um programa de educação midiática para adultos, visando diminuir a propagação de desinformação.

O foco é em pessoas com 50 ou mais e o minicurso “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes” objetiva ajudar as pessoas a distinguir fatos de boatos.

E como funciona?

O curso é gratuito e qualquer pessoa pode se inscrever a qualquer momento pelos próximos 12 meses.

A partir da inscrição e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos.

O minicurso também ajuda a entender como funcionam os algoritmos das redes sociais, a detectar golpes e teorias conspiratórias, a ensinar a buscar fontes confiáveis e orientar os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

Relevância

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade:

“A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.

Já Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise, um dos parceiros na iniciativa, pontua que o programa já teve versões em espanhol, inglês e francês:

“Tenho família do Brasil, com laços estreitos com o país. Por isso, essa parte da nossa expansão internacional me agrada muito. Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade”.

Fonte: Alma Preta Jornalismo.*

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais