Nível de gelo marinho tem baixa recorde na Antártida

Nível de gelo marinho tem baixa recorde na Antártida e preocupa
Foto: Reprodução
Compartilhe

O gelo marinho que circunda a Antártida atingiu este inverno os níveis mais baixos já registrados, alertou o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC) nessa segunda-feira (25/09), aumentando a preocupação dos cientistas em relação aos impactos das mudanças climáticas no Polo Sul.

Pesquisadores apontam que essas mudanças podem ter implicações significativas para a fauna antártica, como os pinguins, que dependem do gelo marinho para reprodução e criação de seus filhotes, além de agravar o aquecimento global, já que a diminuição do gelo reduz a quantidade de luz refletida de volta ao espaço.

Os dados mostram que o gelo marinho da Antártida atingiu seu máximo neste ano em 10 de setembro, cobrindo 16,96 milhões de quilômetros quadrados, o menor valor para um inverno desde que as medições por satélite começaram em 1979, de acordo com o NSIDC. Isso representa cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados a menos do que o recorde anterior de 1986.

Walt Meier, cientista sênior do NSIDC, enfatizou: “Não é apenas um ano de recorde, é um ano de quebra extrema de recorde”. Embora as mudanças climáticas estejam causando o derretimento das geleiras da Antártida, há pouca compreensão sobre o impacto das temperaturas mais altas no gelo marinho circundante. A extensão do gelo nessa região cresceu entre 2007 e 2016.

No entanto, a recente tendência de recordes mínimos de gelo marinho nos últimos anos tem levantado preocupações de que as mudanças climáticas possam estar finalmente começando a impactar o gelo marinho da Antártida. Estudos sugerem que o aumento das temperaturas oceânicas, em grande parte devido às emissões de gases de efeito estufa, tem contribuído para a redução do gelo marinho desde 2016.

Ariaan Purich, da Universidade Monash, na Austrália, coautor de um estudo sobre o assunto, ressaltou a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, afirmando que “a mensagem-chave aqui é que precisamos proteger essas partes congeladas do mundo, que são muito importantes por vários motivos”.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais