Noções sobre técnicas de primeiros socorros são ensinadas a alunos da rede municipal

Foto: Altemar Alcântara / Semseg
Compartilhe

Como parte das ações da Semana Internacional para a Redução do Risco de Desastres Naturais, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), deu início, nesta quarta-feira (04/10), às atividades do projeto “Defesa Civil na Escola”.

A iniciativa tem o objetivo de levar, por meio de palestras e noções técnicas, informações básicas a estudantes sobre primeiros socorros, meio ambiente e procedimentos da Defesa Civil. A ação contemplou, neste primeiro dia, 23 alunos da escola municipal Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, na comunidade  Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste da cidade.

Sob a coordenação da ouvidora-geral e do assessor institucional da Semseg, Thaís Rodrigues e Ariomar Nobre, o encontro teve início às 7h30, com explanação sobre o papel da Defesa Civil e orientações sobre serviços desenvolvidos pela pasta. Parceiros do projeto, agentes do grupo Suçuarana, entidade civil especializada em treinar e aprimorar técnicas para buscas e salvamento em qualquer tipo de ambiente, também participaram da atividade.

“Nossa ideia é transformar esses alunos em agentes multiplicadores de informações, dentro da localidade onde moram. Primeiramente, tratamos a Defesa Civil no país, no estado e no município, com suas respectivas atribuições, para que eles pudessem entender como funciona o atendimento local às ocorrências feitas ao 199”, explicou Ariomar.

Os estudantes receberam instruções sobre como contribuir para a preservação do meio ambiente, abordando maneiras do consumo consciente de energia e água, descarte adequado de lixo, passando por outros temas, como prevenção a acidentes domésticos e noções básicas de primeiros socorros.

O ouvidor-adjunto da pasta, Luiz Guilherme Morais, também acompanhou o início das atividades do projeto. Pelo grupo Suçuarana estiveram presentes, o presidente nacional, Celso Roberto Ventura; o diretor regional da unidade em Manaus, Delcimar Viana Machado; Bianca Batista Barnabé, Alexandre Rutemberg Fonseca de Castro e Deucimar Freitas.

Para o estudante Carlos Lima da Silva, 10, aluno do 4º ano do ensino fundamental, o projeto foi muito importante para que os estudantes pudessem adquirir novos conhecimentos, principalmente sobre as atividades da Defesa Civil e primeiros socorros.

“Tenho um irmão mais novo, de 4 anos, e já vou poder compartilhar com ele o que aprendi. Gostei muito da dinâmica adotada. Eu interagi, respondi às perguntas e até fui premiado com uma blusa e boné do programa”, disse.

O projeto “Defesa Civil na Escola” é uma iniciativa da Semseg e conta com parceiros, como o grupo Suçuarana e as secretarias municipais de Educação (Semed); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc; de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); e de Limpeza Urbana (Semulsp).

Programação 

O projeto “Defesa Civil na Escola”, neste primeiro momento, irá contemplar escolas da rede pública de ensino situadas na zona Leste da cidade. Na quinta-feira, 5/10, será levado à escola municipal Francisco Nunes, na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara. Já na sexta-feira, 6, será apresentado a estudantes da escola municipal Aristóteles Comte de Alencar, no bairro Armando Mendes.

Os trabalhos serão retomados na terça-feira, 10, na escola municipal Professora Francisca Pergentina da Silva, no bairro Zumbi dos Palmares. As últimas palestras irão acontecer na quarta-feira, 11, na escola municipal Nossa Senhora das Graças, no bairro Colônia Antônio Aleixo, antecedendo o Dia Internacional para Redução de Desastres, celebrado no dia 13 de outubro.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!