Manaus terá mais uma edição da Povos Criativos – Feira de Economia Criativa, realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no último domingo (28) de agosto.
O evento que tem entrada gratuita e programação variada, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Associação Zagaia Amazônia.
Na edição da Povos Criativos deste mês, a Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), que completa 35 anos em 2022, terá uma programação especial no evento.
A presidente da associação, Clarice Arbella, falará sobre a importância da liderança das mulheres indígenas do Alto Rio Negro, a Tukano, Maria Ângela Matos Moura, falará sobre a importância da mulher na mitologia e na sociedade, e Clenilda Lindalva Lobo, abordará a narrativa da mulher indígena pertencente ao povo do Miriti Tapuiai.
Após essa troca de conhecimentos, haverá a apresentação do Grupo de Dança Bayaroá, que é integrado por indígenas. Outro grupo a se apresentar na Feira, será o Grupo Dessana Onça Branca.
O lançamento do documentário “Intercâmbio de Perspectivas: Roy Wagner na Amazônia”, de produção da Rizoma Audiovisual, roteiro e edição de Gustavo Soranz, fotografia e direção de Erlan Souza e Gustavo Soranz, e apoio do NEA – Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (PPGAS/UFAM), está entre a programação da Feira Criativa.
A exibição será no Cinema Silvino Santos às 17h. Após o lançamento, acontecerá uma Mesa de Debate sobre o documentário, com a participação do antropólogo Tukano, João Paulo Barreto (Bahserikowi), antropólogo do PPGAS – UFAM/ NEAI, Gilton Mendes, da Diretora do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Jessilda Furtado, do documentarista e fotógrafo, Erlan Souza e de Gustavo Soranz, da Rizoma Audiovisual.
Além de Boardgame na lateral do CCPA, e Games na Passarela dos Arcos, o Palco Principal terá apresentações de Grupos K-Pop, Random K-Pop, concurso K-Pop Solo e concurso de Cosplay, com premiação no valor de R$2.000,00 para os ganhadores.
Para a expositora e cosplayer, Carol Peace, “a Feira Povos Criativos é sempre muito interessante porque tem pessoas muito diferentes e o público é bem receptivo. Como também sou ilustradora e escritora, está sendo bem divertido participar”.