Nova lei dos ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ é regulamentada para 2023

Nova lei dos ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ é regulamentada para 2023
Foto: Antônio Pereira / Arquivo Semcom
Compartilhe

O prefeito David Almeida assinou o decreto que regulamenta a nova lei dos prêmios literários Cidade de Manaus, na última quinta-feira, 26/1, que unifica as categorias, aumenta o valor da premiação para R$ 8 mil e realizará a publicação das obras vencedoras.

O lançamento da edição de 2023 será feito na segunda quinzena de fevereiro. Os prêmios têm abrangência nacional e é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O concurso é destinado a premiar, anualmente, obras inéditas de autores brasileiros domiciliados ou não no Brasil.

Para o diretor-presidente da Manauscult, a gestão do prefeito David Almeida inova mais uma vez, unificando o valor dos prêmios em R$ 8 mil, e a publicação das obras vencedoras, dando ainda mais visibilidade para os livros dos artistas.

“Nosso objetivo é lançar esse edital de abrangência nacional até fevereiro e fomentar a área da literatura. Essas mudanças têm levado os escritores amazonenses a se inscreverem cada vez mais no edital e a vencerem as categorias mais disputadas”, aponta.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, esclarece que a reformulação dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus” valorizará o concurso, tornando-o mais atrativo em razão do valor do prêmio e da publicação das obras.

“O concurso é um dos mais destacados do país e, além de ajudar a estimular os talentos literários, promove e insere a cidade de Manaus no calendário literário nacional”, afirma Telles. Ele ressalta que as modificações na lei foi fruto de consultas feitas e chanceladas pelos conselheiros.

 

Prêmios

A nova Lei 2.960, de 5/10/22, alterou a anterior, unificando as categorias que eram divididas entre regionais e nacionais, ficando agora em dez: prêmio Álvaro Maia (romance ou novela), prêmio Arthur Engrácio (contos), prêmio Péricles Moraes (crônicas), prêmio Violeta Branca Menescal (poesia), prêmio Samuel Benchimol (ensaio), prêmio Áureo Nonato (memória e jornalismo literário), prêmio Alfredo Fernandes (literatura infantojuvenil), prêmio Álvaro Braga (livro de teatro), prêmio Mário Ypiranga Monteiro (ensaio de tradições populares) e o prêmio Djalma Batista (temática amazônica).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais