Novo protocolo é adotado no serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV ofertado em UBSs

O protocolo atualizado trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos. Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus informa que um novo protocolo está sendo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV, ofertado em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede. O protocolo atualizado pelo Ministério da Saúde trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, explica que a PrEP passa a ser indicada para adolescentes a partir de 15 anos de idade, que tenham risco aumentado de infecção pelo HIV. O serviço consiste na tomada diária de uma medicação ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de impedir que o vírus, causador da Aids, infecte o organismo.

“A PrEP é uma estratégia que reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV e, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o público-alvo são pessoas que vivem em situação de maior exposição ao vírus, como gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes”, conta.

Além da ampliação da faixa etária, o novo protocolo também recomenda que o usuário tome dois comprimidos do medicamento no primeiro dia de uso, método chamado de “dose de ataque”, seguindo com um comprimido diário a partir de então.

Cláudia Rolim detalha, ainda, que os exames de rotina foram simplificados e tiveram a frequência reduzida para até 12 meses. “O usuário poderá buscar a unidade antes se houver necessidade de realizar exame para esclarecimento de casos suspeitos de estarem em janela imunológica, período entre a infecção e a identificação de anticorpos, dando agilidade ao processo diagnóstico”, acrescenta.

O novo protocolo da PrEP pode ser acessado pelo público em geral no link https:/is.gd.pcdtMS. Até outubro deste ano, as quatro unidades de referência da Semsa atendiam 947 pessoas com o serviço. Confira os endereços:

1 – Clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (zona Norte);

2 – Clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, s/nº, no Jorge Teixeira 3 (zona Leste);

3 – Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, localizada na rua Pico das Águas, nº 527, Nossa Senhora das Graças (zona Sul);

4 – Clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, na rua Virgílio Ferreira, nº 112, Nova Esperança (zona Oeste).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais