Novo teste para diagnosticar tuberculose latente começa a ser ofertado em Manaus

Novo teste para diagnosticar tuberculose latente começa a ser ofertado em Manaus
Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

Um novo teste para diagnosticar tuberculose latente, o Teste Interferon Gamma Release Assay (IGRA), já pode ser feito em Manaus.

Segundo o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeiro Daniel Sacramento, a rede municipal de saúde já oferta o diagnóstico para a tuberculose latente, utilizando como método a Prova Tuberculínica, que envolve a aplicação intradérmica do PPD (derivado proteico purificado).

A substância é aplicada no braço do paciente e, após 72 horas, o profissional de saúde pode fazer a avaliação e identificar se o resultado é positivo ou negativo para a doença. Seguindo determinação do Ministério da Saúde, o novo exame será utilizado para a identificação da infecção latente em quatro grupos:

  • Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) com contagem de linfócitos T-CD4+ > 350/mm³;
  • Crianças maiores de dois anos e menores de 10 anos de idade, que tiveram contato com pessoas com tuberculose ativa;
  • Pessoas candidatas a transplante de células-tronco;
  • Pessoas em uso de imunobiológico, imunossupressores ou em situação de pré-transplante de órgãos.

O exame é realizado a partir de coleta de amostra de sangue do paciente, que pode ser solicitado por médico ou enfermeiro da rede municipal de saúde. A Semsa preparou seis unidades de saúde de referência para coleta de sangue.

As Unidades de Saúde de referência são a UBS Arthur Virgílio Filho, bairro Novo Aleixo, e policlínica Dr. José Antônio da Silva, bairro Monte das Oliveiras, a clínica da família Dr. Antônio Reis, bairro São Lázaro, a UBS Maria Leonor Brilhante, bairro Tancredo Neves, e policlínica Dr. Antônio Comte Telles/Laboratório Distrital Leste, bairro São José Operário e também na UBS Ajuricaba, bairro Alvorada.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais