O maior jornal de El Salvador, o El Faro anunciou nesta quinta-feira (13/04) que vai mudar a sede da empresa para a Costa Rica. O veículo alega falta de condições para a permanência no país governado por Nayib Bukele, que é acusado de perseguir jornalistas.
“O desmantelamento da democracia, a falta de freios e contrapesos […], os ataques contra a liberdade de imprensa e o fechamento de todos os mecanismos de transparência e prestação de contas ameaçam gravemente o direito dos salvadorenhos de serem informados”, diz trecho da nota divulgada pelo El Faro.
O jornal informou que teve a sede registrada em San José, a capital da Costa Rica, no último dia 1º. Já a redação principal continua em El Salvador, a despeito das tentativas de intimidação feitas pelo governo Bukele. “Não deixaremos de reportar no país que historicamente está no centro da nossa cobertura.”
A mudança foi o culminar de meses de ofensiva. O El Faro afirma que tem sido alvo de campanhas difamatórias lançadas pelo presidente, de ameaças que incluem vigilância e tentativas de invasão com spywares, arquivos espiões instalados em computadores ou celulares sem consentimento do usuário.