Quem ainda quer manter a tradição de comer peixe na semana santa terá que desembolsar um bom dinheiro na compra das espécies mais procuradas. Como acontece todos os anos, o preço do pescado aumenta nesta época. Nos supermercados de Manaus, o quilo da Costela congelada de Tambaqui chega a custar 49 reais e o quilo da sardinha, também congelada 24 reais.
Nas feiras abertas da capital, o Ruelo de Tambaqui, o peixe ainda pequeno e geralmente de cativeiro, é vendido a 50 reais. Unidades maiores que foram pescados nos rios da região, são bem mais caras: passando dos 200 reais um Tambaqui de tamanho médio.
Quem optar pelo Pirarucu também não vai escapar dos altos preços atuais: nos supermercados da zona sul da capital, o pacote de 800g do peixe congelado é vendido por 42 reais, ou seja, o quilo sai a mais de 50 reais do Pirarucu congelado.
Uma opção para tentar diminuir o custo do peixe da páscoa é acordar cedo e tentar nos dias 13 e 14 de abril, o Feirão do Pescado que vai vender a parir das 6h da manhã espécies como Tambaqui, Matrinxã, Jaraqui e Piraruci . Na divulgação da feira, o governo anunciou valores a patir deR$ 8,90 o quilo.
O Feirão, que é promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), será oferecido em vários pontos da capital : no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, zona centro-sul; no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona norte; e no Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga bola da Suframa), no bairro Crespo, zona sul. Na Sexta-feira Santa (15/04), as feiras funcionarão das 6h ao meio-dia.