O que é e quais são as torcidas antifascistas do futebol brasileiro? Confira!

FOTO: OAM SANTOS/FOTOS PÚBLICAS
Compartilhe

Diante do cenário político atual, é necessário entender alguns termos para não ficar ‘boiando’. Um deles é o antifascismo, com seu desdobramento dentro do futebol, as torcidas contra o fascismo. A maioria das torcidas antifascistas em território brasileiro surgiu em 2014 e, desde a ascensão de Jair Bolsonaro à presidência da república, elas vêm se manifestando cada vez mais.

Para entender: o fascismo é um regime político que faz prevalecer o governo autocrático, centralizado na figura de um ditador, como os casos de Benito Mussolini, na Itália, e de Adolf Hitler, na Alemanha, ambos após a Primeira Guerra Mundial. Portanto, ser antifascista significa ser a favor da democracia, contra qualquer ideologia supremacista.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

No futebol brasileiro, temos várias torcidas, muitas vezes sem ligação com as organizadas, que se autodenominam antifascistas, ou seja, que lutam contra o fascismo. Vamos começar com as do Corinthians, que fazem alusão à Democracia Corinthiana, com alguns líderes da Gaviões da Fiel, Coringão Antifa e outras vertentes. Em passeata pacífica na Avenida Paulista, os corintianos pró-democracia se juntaram aos torcedores rivais contra o presidente em exercício, Jair Bolsonaro.

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Na manifestação, estavam presentes, além de torcedores comuns do Palmeiras, representantes das torcidas Mancha Verde, Palmeiras Antifascista e Porcomunas (foto).

FOTO: REPRODUÇÃO

O São Paulo tem também sua torcida antifascista, sendo duas das representantes a Resistência Tricolor Antifascista e a Frente Democracia Tricolor.

FOTO: REPRODUÇÃO

Já o Santos é representado nesta luta pelo Santos Antifascista, ‘contra o fascismo, a violência policial e o futebol moderno’.

FOTO: REPRODUÇÃO

O Sport é representado pela Antifascista Sport, assim como as torcidas do Náutico (Timbu Antifa), do CSA (Azulão Antifa), do Ferroviário (Ultras Resistência Coral, a mais velha entre as torcidas, criada em 2005), entre outras do nordeste. Há também a TAU Nordeste, a união das torcidas antifascistas da região.

Também na região nordeste, há o Movimento 3 de fevereiro e Democracia SCFC, do Santa Cruz; Vozão Antifa, do Ceará; Resistência Tricolor, do Fortaleza.

FOTO: REPRODUÇÃO

Remo Antifascista; Bahia Antifascista e Frente Esquadrão Popular, do Bahia; Vitória Antifascista; Frente 1914, do Paysandu, e ABC-NT e América-NT Antifascista.

O Flamengo Antifascista e Flamengo da Gente representam o Rubro-Negro neste posicionamento.

No Glorioso, o Botafogo Antifascista defende a democracia, assim como o Bangu Antifascista, para o Bangu.

Também no Rio, o Vascomunistas e Esquerda Vascaína representam o Vasco na luta contra o fascismo, enquanto o Fluminense Antifascista representa o Tricolor das Laranjeiras.

FOTO: REPRODUÇÃO

No sul do país, o Coritiba tem a torcida Frente Popular Alviverde e Coxacomunas, contra o fascismo e a favor da democracia.

Já o Tricolor Gaúcho é representado por Grêmio Antifascista, Antifascistas do Grêmio, Coletivo Elis Vive e Tribuna 77.

A Inter Antifascista é a torcida do Internacional, e o Atlético-PR Antifascista do Furacão. Do Londrina, o Londrina Esporte Clube Antifascista é o representante.

Em Minas, Cruzeiro Antifa e RAP (Resistência Azul Popular), da Raposa, e Galo Ultras Antifa, do Atlético-MG, são contra o fascismo e a favor da democracia no país.

FOTO: REPRODUÇÃO

Lance!

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais