Os organizadores da 95ª cerimônia do Oscar, marcada para este domingo (12/03), estão se preparando para o inesperado, depois que o infame tapa de Will Smith em Chris Rock convulsionou a maior cerimônia de premiação de Hollywood, no ano passado.
Pela primeira vez, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou uma equipe de crise para responder a qualquer contratempo.
“Esperamos que estejamos preparados para qualquer coisa”, disse o presidente-executivo da Academia, Bill Kramer, à revista Time em uma entrevista recente. “Por causa do ano passado, abrimos nossas mentes para as muitas coisas que podem acontecer no Oscar.”
A Academia de Cinema foi fortemente criticada por permitir que Smith permanecesse na platéia e aceitasse o troféu de melhor ator, após atacar Rock no palco por causa de uma piada sobre a esposa de Smith, Jada Pinkett Smith.
A organização não divulgou detalhes sobre a composição da equipe de crise ou como ela pode reagir a qualquer coisa fora do comum. Smith não estará presente. Ele foi proibido de participar do evento por 10 anos.
Em um almoço para os indicados em fevereiro, a presidente da Academia, Janet Yang, disse que o grupo aprendeu que deve agir “rápida, compassiva e decisivamente” em tempos de crise e “você não deve e pode esperar menos de nós no futuro”.
A segurança é reforçada no Dolby Theatre, onde a cerimônia é realizada. A aplicação da lei fecha vários quarteirões ao redor do teatro e do tapete vermelho.
Os produtores do programa, Glenn Weiss e Ricky Kirshner, disseram que esperam manter os holofotes desta vez nos filmes indicados do ano e nas pessoas que os deram vida.
“Eu não acho que alguém esteja procurando insistir muito no que aconteceu no passado”, disse Weiss.
Diferentemente dos últimos anos, quando a Academia indicou muitos filmes pouco vistos, o campo de candidatos a melhor filme apresenta muitos dos maiores sucessos de bilheteria de 2022. Eles incluem “Avatar: The Way of Water”, “Top Gun: Maverick ”, “Elvis” e “Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo”.
“Estamos lá para entreter e destacar os grandes filmes deste ano, muitos dos quais as pessoas já viram, o que é ótimo para nós”, disse Kirshner.
Como outras premiações, o Oscar perdeu espectadores nos últimos anos, principalmente entre os mais jovens que estão grudados nas redes sociais. Weiss disse que a equipe planeja apimentar o show com momentos que eles esperam que se espalhem no Twitter e no TikTok.
A superestrela pop Rihanna cantará sua música indicada “Lift Me Up” de “Wakanda Forever”. Stephanie Hsu, David Byrne e a banda Son Lux apresentarão “This is a Life” de “Everything Everywhere”.
Os cantores de “Natuu Natuu” Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava também aparecerão com sua música do filme de ação indiano “RRR”.
O comediante Jimmy Kimmel, que ajudou a navegar na confusão de 2017, quando o vencedor errado de melhor filme foi anunciado, estará de volta para sediar a cerimônia deste ano.
Uma promoção do programa descreveu Kimmel como “inabalável e inabalável”.