Obra infantil ‘SOMOS’ convida crianças a terem uma nova relação com a natureza

O objetivo é tornar a criança co-autora do livro Foto: Divulgação
Compartilhe

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. É também uma oportunidade para apresentar às crianças os cuidados fundamentais que devem ser adotados, desde a infância, para construir um futuro mais sustentável.

A obra infantil SOMOS – Um álbum poético e afetivo para acompanhar você em todas as suas viagens (Editora Claraboia, 100 pág.), das escritoras Renata Laurentino e Inês Fernandes, convida à observação e experimentação dos leitores consigo mesmo, com outros seres, com o planeta e com tudo aquilo que o rodeia. É um diário de bordo que pode ser levado para qualquer viagem. Por meio de registros escritos, desenhados e colados, a criança se tornará, também, co-autora deste livro.

Durante três anos, Inês e Renata trabalharam neste projeto – que teve início quando suas filhas ainda estavam na barriga. “Como podemos apresentar o mundo a elas?” A partir desta pergunta, as duas arte-educadoras decidiram se aventurar a escrever este livro cheio de ilustrações, afeto, provocações e sensibilidade, instigando a subjetividade dos leitores e das leitoras e trazendo questões importantes sobre o mundo de hoje. Como estamos ocupando o Planeta? É possível fazer diferente? Como? A ideia é que cada criança – se os pais estiverem juntos, ainda mais legal – aceite esse convite e traga suas reflexões e respostas.

As autoras pensaram este projeto, também, levando em consideração crianças em situação de vulnerabilidade. Elas trabalham, há alguns anos, com crianças nessas condições. Por isso, todo o projeto foi idealizado a partir de um financiamento coletivo para que uma parte significativa da tiragem fosse doada para instituições parceiras.

Sobre as autoras

Somos começou a ser gestado quando Renata Laurentino e Inês Maria perceberam que seriam guias de novas crianças que estavam chegando na Terra. O livro foi escrito durante as gestações e os primeiros anos de vida de suas filhas (Lina e Maria Flor), como uma estratégia de compartilhar um pouco do que as autoras aprendem e cultivam em seus cotidianos, em seus processos que vivenciam com grupos de crianças e adultos, no Brasil e em Portugal.

 

*Com informações da assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais