A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), começou nesta segunda-feira (20/02) a fase de reaterro, compactação do solo e assentamento de rip-rap da Avenida Djalma Batista.
A equipe aumentou para 150 trabalhadores, diretamente envolvidos na obra, e contam com o auxílio de 12 máquinas, entre escavadeiras, patrol e rolo compactador, além de 45 caçambas.
A intervenção iniciou na última quarta-feira, 15, e segue de forma ininterrupta, com trabalhos dia e noite, e completa, nesta segunda-feira, cinco dias. “Já estamos entrando na fase final. O prefeito David Almeida determinou celeridade e é isso que estamos empregando”, assegurou o secretário de Obras, Renato Junior.
As duas linhas antigas de tubulação em ferro foram substituídas por novas aduelas em concreto armado. A etapa de retirada do tubo antigo e implantação de novo sistema foi finalizada na tarde de domingo, 19. À noite, na sequência, as equipes concluíram o isolamento das aduelas com manta geotêxtil e distribuição de farofa (mistura de cimento com areia) no entorno.
O novo sistema de drenagem está ativo e funciona para dar maior vazão às águas do igarapé do Bindá.
Renato Junior vistoriou o trecho no domingo. “As equipes já estão enchendo os sacos de rip-rap com farofa para começar o encabeçamento da drenagem. Todas as aduelas foram assentadas. O trabalho é árduo, mas é dessa forma que a gente segue, virando noite e dia, conforme determina o prefeito David Almeida”, ressaltou.
“A determinação do prefeito David é que essa obra seja entregue antes do prazo inicial, de 15 a 20 dias. Por isso, temos várias equipes envolvidas, para garantir que trabalhos simultâneos agilizem o processo da obra”, complementou o secretário.