Para colaborar com as reflexões sobre avanços do jornalismo ambiental, e especialmente em relação à imprensa brasileira, o Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ-RS) promove uma Terça Ecológica especial. Na Semana do Meio Ambiente, com o tema “Os 30 anos da ECO 92”, o debate será nesta terça, 31 de maio de 2022, às 19h (Brasília) .
O evento terá convidados especiais, Francisco Milanez (biólogo, arquiteto e urbanista e diretor da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan) e Sebastião Pinheiro (engenheiro agrônomo e florestal), mediados pelas jornalistas Vera Damian e Débora Gallas.
Também na mesma linha, o NEJ-RS lança uma série de entrevistas com jornalistas brasileiros que fizeram a cobertura da ECO 92: Carlos Tautz, Regina Scharf e Roberto Villar Belmonte. Os vídeos estarão disponíveis no canal da EcoAgência no Youtube. A coordenação é de Vera Damian.
A jornalista e doutora em Comunicaçã,o Cláudia Herte de Moraes, defende que houve na comunicação e no jornalismo, uma aceleração que mudou a relação das pessoas quanto às informações recebidas.” Entre os desafios, a checagem diária de informações falsas, inclusive oriundas de governos que promovem o desmonte de políticas ambientais. Algo ainda não resolvido, na imprensa tradicional, seria o fato de que “não conseguiu achar uma fórmula de fazer jornalismo ambiental livre de seus anunciantes”, como afirma Belmonte, na série do NEJ-RS. Sobre isso, também vale reler o texto sobre conteúdos patrocinados”, explica Claúdia na pagina do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental.
“Neste contexto, a esperança decorre de que há mais e melhores ferramentas para o jornalismo exercer seu papel social, entre estas a própria formação especializada que traz melhor entendimento das pautas e indica aprofundamentos. Desta forma, o jornalismo tem condições de construir conhecimento relevante sobre a informação ambiental para a cidadania. Que fiquemos atentos, firmes e fortes, em apoio às pautas ambientais, pois não teremos mais trinta anos para pretender fazer as mudanças necessárias frente ao colapso climático” escreveu a jornalista.
O evento desta terça (31/05) sobre “Os 30 anos da ECO 92”pode ser acompanhado pelo youtube no endereço https://www.youtube.com/c/ecoagencia/featured