Um oficial de campo do atletismo foi atingido por um martelo – lançado pelo atleta Ali Zankawi, do Kuwait, durante sua prova – e teve a perna quebrada e sangramento, neste domingo, nos Jogos Asiáticos, disputados na cidade chinesa de Hangzhou. Ele está bem, de acordo com a organização dos Jogos.
Zankawi disputou a prova do lançamento de martelo dos Asiáticos. O martelo, após o lançamento, em vez de seguir para o campo externo na área de competição, atingiu a perna do oficial de prova Huang Qinhua, de 62 anos. Huang fez uma careta e cambaleou após a perna começar a sangrar. O atleta, na mesma hora, seguiu em direção ao oficial, com o rosto horrorizado. Zankawi usou uma bandana para tentar estancar o sangramento enquanto médicos vinham para o atendimento.
A organização dos Jogos Asiáticos informou que o oficial seguiu para o hospital, onde foi constatada a fratura exposta da tíbia direita.
“Os sinais vitais de Huang Qinhua estão estáveis”, disse Xu Deging, porta-voz dos Jogos Asiáticos, em entrevista coletiva.
O atleta, após o acidente, procurou informações sobre o oficial, transferido para o hospital.
Como é praxe no atletismo, oficiais se sentam a metros da gaiola de proteção das provas de lançamento e arremesso. A rede de proteção, no entanto, só consegue amortecer o voo do martelo e não pará-lo. A peça pesa 7,26kg. Essa rede é projetada para ficar pendurada de forma relativamente frouxa para evitar que bolas de martelo e discos voltem para os atletas após lançamentos errados.
Muitos usuários da plataforma de mídia social chinesa Weibo, onde o assunto foi tendência neste domingo, disseram que os protocolos de segurança deveriam ser melhorados para oferecer melhor proteção aos funcionários.