Nesta segunda-feira (04/04), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta através de uma atualização nos dados referente a qualidade do ar do planeta. De acordo com o estudo mais recente, cerca de 99% da população respira ar repleto de partículas nocivas à saude.
O relatório destaca que um número recorde de mais de seis mil cidades em 117 países agora monitora a qualidade do ar. No entanto, os habitantes respiram níveis elevados de partículas finas e dióxido de nitrogênio. Estima-se que populações que vivem em países de baixa e média renda estão mais expostos.
A OMS considera que medidas, como a redução de combustíveis fósseis, para diminuição de poluição seriam necessárias.
Os dados atualizados da organização apresentam pela primeira vez medições das concentrações médias anuais de dióxido de nitrogênio no solo, um poluente urbano comum e precursor das partículas e do ozônio.
Saúde
Segundo a OMS, o material particulado traz consequências para a saúde humana.”É capaz de penetrar profundamente nos pulmões e entrar na corrente sanguínea, causando impactos cardiovasculares, cerebrovasculares (AVC) e respiratórios. Há evidências emergentes de que o material particulado afeta outros órgãos e também causa outras doenças”, diz o levantamento.