“Onde Road – expedições e desventuras de um jornalista gonzo”reúne crônicas e reportagens realizadas nos cinco continentes

Este é o terceiro livro, o jornalista e escritor Arthur Veríssimo Imagem: diviulgação
Compartilhe

Em seu terceiro livro, o jornalista e escritor Arthur Veríssimo reúne 32 crônicas e reportagens especiais que relatam experiências vividas em todos os continentes. Com edição da Realejo Livros“Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo” já está disponível para venda em todo país pelo site www.oseulivreiro.com.br.

Entre gurus, charlatões, atletas, artistas, políticos e peregrinos, entre outros, o autor manteve seu radar ajustado e conectado à história das civilizações e aos caminhos espirituais. Neste sentido, a coletânea – que traz textos publicados em revistas, jornais e web ao longo de 35 anos de carreira – não se limita às proezas e realizações, já que também resgata algumas passagens insólitas que marcaram suas andanças.

Repórter, fotógrafo, pesquisador, palestrante e educador, Arthur Veríssimo descobriu a literatura ainda adolescente, quando duas obras do guru indiano Baghwan Shree Rajneesh despertaram seu interesse pela meditação e seu “oásis de vivências inesgotáveis”. Desde então, já viajou 27 vezes à Índia. No Brasil, em meio a incursões como DJ na noite paulistana e mergulhos na cultura hedonista, marcou época como repórter na revista Trip, com a qual colaborou por quase três décadas, descrevendo um mundo “inóspito e surreal”, antes mesmo da chegada da internet.

“Ele é o Rei Arthur. Ele é mítico no nome e superlativo no sobrenome. Ele é vero e é Verissimo, seguindo as velhas veredas das verdades imutáveis. Mas ele bem sabe que tudo muda e tudo passa – e por isso é um eterno passageiro, pronto para dar e tomar um passe (…) Ele já botou o pé na estrada da beatitude, atrás do sagrado e do profano, do cru e do cozido, do par e do ímpar, numa jornada épica“, resume o jornalista e escritor Eduardo Bueno “Peninha” no prefácio. Já a capa traz uma ilustração de outro parceiro de longa data, o cartunista Adão Iturrusgarai.

“Onde Road – Expedições e Desventuras de um Jornalista Gonzo” reafirma o autor como um personagem de suas próprias histórias, dialogando com suas duas obras anteriores – “Karma Pop” (2010) e “Gonzo, 30 Anos de Jornalismo Transcultural” (2014).

Arthur Veríssimo é repórter, fotógrafo, pesquisador, palestrante e educador Foto: divulgação

A abordagem é a essência do chamado gonzo jornalismo, criado pelo jornalista norte-americano Hunter Thompson, nos anos 1960. O estilo valoriza não só o conteúdo da matéria, mas o tom confessional do repórter, bem como os bastidores e percalços que o cercam, contrapondo-se a uma abordagem meramente objetiva. Não por acaso, o sarcasmo e a ironia são elementos bastante presentes nas narrativas.

Essa característica também levou alguns dos textos do livro a se transformarem em reportagens especiais para a TV, em emissoras como Record, SBT e RedeTV; e também na série “Na Fé”, imersão de Veríssimo por diversas manifestações religiosas da América do Sul e América Central, exibida pela Discovery Network.

Atualmente, Veríssimo produz reportagens para publicações impressas e web, podcasts e TVs, além de projetos de séries e um filme sobre sua vida de comunicador.

 

Sobre a Realejo Editora

Nascida em Santos (SP), das experiências do livreiro José Luiz Tahan no encontro com leitores em um balcão de livraria de rua, a Realejo Editora construiu seu catálogo a partir de obras que dialogam com as referências locais e a identidade nacional.

Entre as obras que marcam sua história estão “Viver Sua Música”, autobiografia do músico santista Gilberto Mendes e “Realidade re-vista”, dos jornalistas José Carlos Marão e José Hamilton Ribeiro – finalistas do Prêmio Jabuti; a reedição de “Música Caipira”, também de Hamilton Ribeiro; “Circo Panapaná”, do santista Paulo Mauá, com ilustrações da estoniana Roberta Laas.

Já a lista de autores internacionais publicados inclui o romancista mexicano Juan Pablo Villalobos (“No Estilo de Jalisco”), o português Gonçalo Tavares (“Os Sapatos – Histórias do Sr. Valery), o novelista argentino Carlos Maria Dominguez (“A Casa de Papel”), o jornalista inglês Brian Winter (“Pelé, a Importância do Futebol”) e o quadrinista espanhol Miguelanxo Prado (“Ardalén”).

A trajetória da Realejo Editora também tem sido determinante para a realização do festival Tarrafa Literária, que há 14 anos reúne na cidade litorânea alguns dos mais importantes autores do país.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais