ONU oferece bolsa para levar jornalistas à Amazônia

Jornalistas do mundo todo podem concorrer a bolsa. Imagem : reprodução
Compartilhe

Profissionais de imprensa brasileiros podem se inscrever até o dia 5 de agosto em um programa de bolsas da Fundação das Nações Unidas que levará um grupo de jornalistas ao coração da Amazônia para explorar questões de biodiversidade, desmatamento e desenvolvimento sustentável.

A viagem será na segunda quinzena de outubro, três semanas antes da COP27 e dois meses antes da COP de Biodiversidade, em dezembro.

Os dez selecionados viajarão para Manaus e passarão três dias no Acampamento 41 do Centro de Biodiversidade da Amazônia, onde terão a oportunidade de fazer visitas guiadas à floresta e conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo projeto.

O programa de bolsas tem o nome de Thomas Lovejoy, renomado ecologista e membro da Fundação das Nações Unidas, que popularizou o termo “biodiversidade”. Lovejoy, que morreu em dezembro de 2021, recebeu dezenas de visitantes do Acampamento 41 do centro de pesquisas, fundado por ele em 1979, e uma vez disse:

“Não há sala de aula melhor do que a realidade de estar no coração de um planeta vivo”. A bolsa das Nações Unidas para a visita à Amazônia é destinada a jornalistas interessados em cobrir mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, ciências biológicas e soluções climáticas baseadas na natureza e no uso da terra.

Jornalistas de todos os países podem se inscrever. Os candidatos devem ter pelo menos três anos de experiência profissional.

A expectativa é de que os participantes publiquem entre duas a quatro reportagens sobre os tópicos abordados em um prazo de seis meses após a viagem.

A Fundação das Nações Unidas financiará passagens, estadia e a maioria das refeições. As inscrições podem ser feitas até 23:59 (no horário EST dos EUA, de sexta-feira, 5 de agosto por meio deste link.

Os candidatos devem informar o local onde trabalham, apresentar exemplos de reportagens recentes, explicar o motivo de seu interesse e informar se algum editor manifestou desejo de veicular as matérias resultantes da visita.

Os pré-selecionados serão contactados para uma entrevista. Haverá intérpretes durante a visita ao centro de pesquisas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais