A Polícia Federal, em operação conjunta com a Policia Civil e com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, executou, nesta sexta-feira, 24/5, a Operação Água Pura, para investigar a aparição de grandes quantidades de peixes mortos, no Lago Puraquequara localizado na Zona Leste da capital.
A morte dos peixes foi identificada prla polícia, depois do recebimento de denúncias de poluição no lago e do solo, por parte de empresas que lançavam efluentes líquidos não tratados no meio ambiente.
“Recebemos imagens de diversos peixes mortos e da água com coloração alterada. Fomos informados que algumas empresas responsáveis pelo tratamento de efluentes líquidos de outras grandes empresas não estavam desaguando seus efluentes de forma devida no recurso hídrico”, explicou a delegada Juliana Viga, titular da Dema.
Foto: Divulgação/PC-AM
Com a identificação das empresas que faziam o despejo dos resíduos, as equipes policiais foram até o local e solicitaram o apoio da Polícia Federal, tanto na parte operacional quanto na perícia, e também do Ipaam, órgão responsável pelo licenciamento das empresas.
Durante a operação, o Ipaam iniciou um processo administrativo contra as duas empresas, aplicando multas que ultrapassam R$ 1 milhão. Os locais foram embargados.
A operação resultou ainda na prisão de três pessoas em flagrante pelos crimes de poluição, armazenamento de produtos perigosos e descumprimento de embargo. Também foram apreendidos três caminhões limpa-fossa e 380 litros de diesel irregular.