Pacientes transferidos para Belém e Vitória retornam recuperados para Manaus

Os pacientes totalmente recuperados da doença, ressaltam os cuidados que tiveram, e se emocionam ao se reencontrar com familiares no saguão de desembarque. (Foto: Lucas Silva/SECOM)
Compartilhe

Quatro pacientes, curados da Covid-19 (novo coronavírus) que haviam sido transferidos do Amazonas para tratamento em outras capitais brasileiras retornaram ao estado, entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17).  Os amazonenses retornaram das cidades de Belém (PA) e Vitória (ES). Até agora, 230 pessoas auxiliadas pelo Governo do Estado voltaram para Manaus recuperadas da doença.

O Governo do Estado providenciado, junto com o Governo Federal, desde janeiro, a transferência de pacientes acometidos pela COVID-19 para tratamento em outros estados, por meio do Plano de Cooperação. A iniciativa visa desafogar o sistema e melhorar o atendimento na rede pública de saúde, e já resultou, até o momento, na alta de 230 pessoas transferidas.

O primeiro voo, da companhia Azul Linhas Aéreas, pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 19h05, de terça-feira, trazendo dois recuperados de Belém.

Um deles foi o parintinense Jander Araújo, de 43 anos. Ao se emocionar, agradeceu o apoio dado durante o tratamento em Belém. “A emoção é muito grande. Agradeço a Deus, a toda equipe médica de Belém, à minha família. Ao meu irmão que me acompanhou nessa jornada e ao Governo do Estado pelo acompanhamento”.

Joel Araújo, irmão de Jander, comemorou a recuperação do irmão e agradeceu ao empenho dos profissionais de Belém. “Hoje a gente pode comemorar o retorno do nosso irmão devido a toda essa estrutura. A todos os profissionais de saúde que se dedicaram muito, aos profissionais da assistência social. Fomos muito bem recebidos em Belém e respeitados. Essa parceria tem que ser uma aliança muito forte entre o Pará e Amazonas”.

O segundo voo, da Latam Linhas Aéreas, chegou na madrugada, por volta de 0h40. Os dois pacientes receberam tratamento em Vitória. Eldenira Santos, 52, uma das pacientes, ressaltou a importância do acolhimento.

“Eu quero agradecer ao governador daqui que nos mandou pra lá, urgentemente, e os de lá que receberam a gente de braços abertos, juntamente com todos os médicos, enfermeiros, todos, sem exceção. É um recomeço e agora é só comemoração mesmo”, enfatizou.

Também recuperado, Aldimir Simplício, 53, falou sobre a confiança passada pelos profissionais. “Nós chegamos lá assustados, saímos de Manaus com o vírus, mas nosso tratamento foi sensacional. Tivemos todo o possível pra nos tratar bem e nos curar. E deu tudo certo. Graças a Deus nós conseguimos”

 

Transferidos

O Governo do Amazonas deu início, no dia 15 de janeiro, à ação de transferência de pacientes acometidos de Covid-19. Até a última segunda-feira (15/02), o Governo do Estado havia transferido 558 pacientes para 16 estados da federação. E com o retorno da madrugada desta terça-feira, chegou a 230 os pacientes recuperados de volta a Manaus.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais