Para atender a alta demanda por Covid, AM recebe mais 50 respiradores do Governo Federal

No total, são 150 respiradores enviados pelo Governo Federal Foto: Secom
Compartilhe

O Amazonas recebeu, nesta quarta-feira (30/12), a terceira remessa de respiradores enviados pelo Ministério da Saúde (MS), que serão distribuídos nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para a ampliação de leitos destinados a pacientes vítimas da Covid-19. O Estado recebeu 50 aparelhos nesta entrega, que, somada a remessas anteriores, totaliza 150 respiradores ofertados pelo Governo Federal. Ainda nesta quarta, está prevista a entrega de 50 monitores, também enviados pelo MS.

Os 50 ventiladores entregues hoje foram obtidos após articulação da SES-AM, paralelamente aos equipamentos que já estavam previstos para a ampliação de leitos, segundo plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado pelo Estado no início de novembro. Desde novembro, o MS já havia enviado ao Amazonas outros cem equipamentos.

Os novos respiradores irão reforçar o atendimento das unidades da rede e, ainda nesta quarta-feira, serão entregues aos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo, Coroado, Zona Sul, Danilo Corrêa, Chapot Prevost e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues.

Mais 50 respiradores chegaram hoje à Manaus
Foto Secom

Os demais equipamentos serão distribuídos aos Hospitais e Prontos-Socorros da capital, no decorrer dos dias. Antes da distribuição, os equipamentos serão montados e calibrados pela equipe técnica da SES-AM.

Nesta quarta-feira, o Hospital Delphina Aziz colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI, chegando a 150 leitos desse tipo e mais 234 leitos clínicos. Na terça-feira (29/12), o governador anunciou a abertura de 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos, para pacientes com Covid-19, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto  irá aumentar de 12 para 40 o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), triplicando a oferta. O quantitativo de leitos clínicos Covid também será ampliado de 16 para 42, um crescimento de 160%, segundo o governo.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) também abriu 23 leitos para o atendimento de pacientes com câncer diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19), cinco dos quais são Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

No final de semana, o Hospital Platão Araújo já havia reorganizado os fluxos de atendimento da unidade, que se tornou referência para o atendimento de urgência e emergência para pacientes com Covid-19. Nesse intervalo, 119 leitos da unidade – 89 clínicos e 30 de terapia intensiva – foram transformados em leitos exclusivos para a Covid-19 e uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada para essa finalidade na unidade.

FOTOS: Secom

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais