Parintins vai ganhar dez novos murais em nova edição do projeto “Galeria Cidade Aberta”

As atividades de revitalização dos murais de 2022 e de criação dos novos murais começaram no dia 27 de maio e se estendem até meados de junho. FOTOS: Eduardo Melo e XP/Liceu Parintins
Compartilhe

O projeto “Galeria Cidade Aberta”, iniciado em 2022, busca ampliar, para além do Bumbódromo – onde acontece todos os anos o Festival Folclórico de Parintins – as atividades culturais, ajudando assim a formatar um circuito cultural na ilha.

Além de revitalizar espaços antes maltratados, a iniciativa também se tornou uma vitrine para vários talentos locais, alguns ainda jovens e outros já bastante experientes com o grafite e o muralismo.

A receptividade dos murais foi enorme por parte da população e dos turistas que transitam pela cidade, não apenas durante a festa dos Bumbás, mas também ao longo dos outros meses do ano.

Na temporada de 2023, está prevista a revitalização de outros 10 muros, além de seis novos projetos artísticos. A proposta, apoiada pela Coca-Cola Brasil, visa a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto, proporcionando um espaço democrático de acesso às artes.

FOTOS: Eduardo Melo e XP/Liceu Parintins

Conforme explica Marcos Apolo Muniz, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa é também uma forma de integrar na temporada bovina artistas visuais que não estão atuando diretamente nas agremiações folclóricas.

O curador do projeto, Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), destaca a importância do projeto.

“A ideia é estimular criações que tenham a ver com as identidades locais, de tal forma que a população se reconheça no que está pintado nos murais”, explica o curador.

“Neste ano, reforçamos a presença dos bumbás nos murais, sem deixar de lado as várias outras manifestações da cultura parintinense, com seus traços indígenas e caboclos e, também, com a arte que vem das periferias da cidade”, afirma Diego Omar.

 

Mural Brasil futuro ancestral

 

Outra novidade é a fachada do Bumbódromo voltada para a avenida Paraíba, que também ganhará um grande mural, assinado por Pito Silva. Essa também é uma continuidade do trabalho iniciado em 2022, quando a fachada principal recebeu o mural “Vitória da Cultura Popular”, pintado pela dupla Curumiz.

 

FOTOS: Eduardo Melo e XP/Liceu Parintins

 

Agora, a proposta é pintar o lado voltado para a concentração dos Bois, que corresponde também ao “lado novo” na cidade que é, inclusive, um dos espaços de maior circulação urbana, com a “praça dos Bois”. E com uma nova temática, que sinaliza, desta vez, para o outro Brasil que renasce – o Brasil indígena.

 

Segundo Pito Silva, a concepção do trabalho está baseada na ideia de criar uma nova identidade nacional. “Um país que tenta redescobrir o futuro sem deixar ninguém para trás; e que encontra nos povos da floresta o melhor exemplo de vida plena, para todos, e no encontro das gerações uma potência, que nos ajuda nessa reinvenção necessária de quem nós somos”, define.

As atividades de revitalização dos murais de 2022 e de criação dos novos murais começaram no dia 27 de maio e se estendem até meados de junho.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais