Mesmo em meio à inflação e instabilidade financeira pela maior parte dos brasileiros, as festas da Páscoa devem movimentar R$ 2,16 bilhões no varejo.
É o aponta Fabio Bentes, economista Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E não para aí: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), as contratações iniciaram ainda no segundo semestre de 2021 e já somam nove mil vagas.
Segundo a Abicab, a produção de chocolates cresceu 44% nos três primeiros trimestres de 2021, no comparativo com o mesmo período de 2020. Mas em um cenário marcado pela inflação, queda na renda dos brasileiros e impactos econômicos da guerra na Ucrânia, o valor dos ovos de Páscoa pesa no bolso do consumidor.
Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab, ainda listou os insumos para fabricação, embalagem, distribuição, armazenamento, logística, impostos e até o câmbio do dólar que pesam no preço final ao consumidor.
Ainda assim crê no investimento dos associados em plataformas digitais próprias e em parcerias com empresas especializadas em delivery para atender a demanda. Outro fator que pesa a favor são a compra dos ovos como presentes.
Técnicas
Mayra Viana, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), acredita que uma forma de atrair clientes é estar nas redes sociais disponibilizando os cardápios, mostrando as novidades, bastidores e encomendas:
“O que a gente mais vê nas pesquisas é que o ‘boca a boca’ é muito relevante. Por isso, a gente fala que não adianta só fazer uma venda. É importante encantar o cliente no atendimento, na transparência e no cumprimento de prazos para que ele realmente fique encantado e indique a loja para os seus amigos e familiares”, recomenda.
“Talvez não seja um ano de investir em produtos muito sofisticados, por exemplo. A dica é apostar em alimentos simples, mas que tenham qualidade. Por isso, vale a pena apostar em opções que cabem no bolso do consumidor, no formato de doces menores e mais simples para que o preço final fique competitivo”, frisa Mayra.
Fonte: CNN.