Pastagens foram as áreas mais atingidas por queimadas em 2023

De acordo com o Monitor do Fogo, pastos foram atingidos 28% das vezes; no total 17 milhões de hectares foram queimados. Foto: Reprodução
Compartilhe

Áreas de pastagem foram as áreas mais afetadas por incêndios e queimadas em 2023, correspondendo a 28% de toda a área queimada no ano, aponta o Monitor do Fogo, iniciativa da rede MapBiomas Fogo com parceria e coordenação do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Ao todo, foram queimados 4,8 milhões de hectares de pastos, área maior do que a Dinamarca.
Campos foram o segundo tipo de vegetação que mais sofreu com queimadas no ano passado, totalizando 18,6% do fogo, seguidos pelas formações savânicas, típicas do Cerrado, com 18,4% dos incêndios, e florestas, com 15%. Juntas, as três categorias totalizaram 52% de toda a área queimada no Brasil, cerca de 9 milhões de hectares.
“Em áreas antrópicas o fogo atinge majoritariamente as pastagens porque ele é utilizado como uma técnica de manejo, estimulando o crescimento de novas plantas. No entanto, é crucial que seja empregado de forma controlada e responsável, em épocas específicas e atendendo a legislação ambiental, pois pode fugir do controle e se tornar um incêndio florestal”, alerta Vera Arruda, pesquisadora do IPAM e responsável pelo Monitor do Fogo.
Aumento da área queimada
No total, a área queimada chegou a 17,3 milhões de hectares em 2023, um aumento de 6% em relação a 2022. A área queimada equivale a 2% de todo o território nacional e supera a extensão total de países como Grécia, Inglaterra e Hungria.
Entre os biomas, a Amazônia foi a mais afetada pelo fogo, sofrendo 62% da área queimada e tendo 10,7 milhões de hectares atingidos pelas chamas, um aumento de 35,4% em relação ao ano anterior. Já no Cerrado, segundo bioma que mais queimou em 2023, o aumento foi de 29%, tendo 5 milhões de hectares afetados pelo fogo. No geral, Amazônia e Cerrado sofreram 91% das queimadas que ocorreram no Brasil em 2023.
Em função da seca e das altas temperaturas, as queimadas foram mais fortes nos meses de setembro, outubro e novembro. Juntos, os três meses totalizam 10,4 milhões de hectares queimados, 63% de tudo que queimou no ano. Se comparados com os números registrados em 2022, o período entre setembro e novembro viu um aumento de 4% na área queimada em todo o Brasil, enquanto na Amazônia o aumento foi de 44% durante o trimestre.

 

“O aumento da área queimada no Brasil em 2023 em relação a 2022 teve o fator climático como protagonista. A seca severa que atingiu a Amazônia acabou por deixar a floresta mais suscetível aumentando a área afetada por incêndios e também os acidentes com fogo em áreas agropecuárias”, explica Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM e coordenadora da rede MapBiomas Fogo.

 

Estados
Recordista de fogo em 2023 e um dos Estados mais impactados pela seca de 2023, o Pará viu o seu número de queimadas saltar 39% no ano passado. Considerando só o mês de dezembro, o Pará teve um aumento de 572% em relação ao registrado no mesmo mês em 2022. As queimadas atingiram, principalmente, a região leste e sul do Estado.
Na segunda posição da lista de maiores focos de incêndios está o Maranhão, com 1,9 milhões de hectares queimados, praticamente a mesma área de 2022. Roraima completa a lista com 1,4 milhões de hectares queimados, um aumento de 167% em relação a 2022.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!