PC-AM destaca trabalho realizado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso

DELEGADA ANDREA NASCIMENTO - FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.
Compartilhe

Visando proteger e defender os direitos da pessoa idosa, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) destaca o trabalho desempenhado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), que atua diretamente como um amparo à essa população, bem como na apuração e repressão de crimes que afetam diariamente a vida dessas pessoas.

A unidade especializada está situada na rua do Comércio, 270, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital, e é responsável por registrar ocorrências policiais de infrações contra pessoas idosas e investigar situações em que essas vítimas são desamparadas e colocadas em situações de risco ou descaso, geralmente por familiares.

Conforme a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, o trabalho da Especializada tem como função primordial, apurar, investigar e instaurar os procedimentos criminais, referentes às infrações praticadas contra pessoas acima de 60 anos.

“A competência da delegacia é investigar todo e qualquer crime previsto no Estatuto do Idoso, ou outros crimes previstos em outras legislações, mas desde que ocorram em âmbito familiar e estejam vinculados à pessoa idosa”, esclareceu a delegada.

A autoridade policial detalhou que o trabalho realizado pela Especializada tem como o principal objetivo verificar a situação em que o idoso se encontra, analisando as condições de vida em que a vítima se encontra. “Esse trabalho é fundamental, pois é a partir dele que verificamos a condição da pessoa idosa, para darmos andamento nos procedimentos”, salientou Andrea.

A titular da DECCI ressalta ainda que cabe também à delegacia realizar a orientação às vítimas, além de encaminhá-las ao atendimento psicossocial por meio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi).

“Em casos específicos, essas pessoas vitimadas por esses crimes também são encaminhadas pela nossa equipe a outros órgãos da rede de proteção, quando constatamos a necessidade”, disse.

Registro de Ocorrência – O Boletim de Ocorrência pode ser registrado na DECCI, na unidade policial mais próxima de onde o crime aconteceu, ou ainda, pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/.

As denúncias também podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais