Entre os dias 22 e 24 de junho a cidade de Manaus (AM) receberá o 1º Congresso de Pediatria da Região Norte – PedNorte. Serão três dias de evento que vai reunir especialistas do Brasil para discutir a prática clínica pediátrica.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e as 07 filiadas da Região Norte, o evento terá no dia 23 de junho o I Fórum de Saúde da Criança e Adolescente Indígena da Região Norte e IX Fórum Nacional em Defesa da Saúde da Criança Indígena.
A atividade contará com mesas de discussões de representantes das entidades: Ministério da Saúde (DSEI), Ministério Público, Secretarias de Saúde (SES e SEMSA) e associações indígenas. Entre os temas abordados estarão a situação atual da saúde da criança indígena no norte do Brasil; as questões socioeconômicas e o impacto na saúde das crianças e adolescentes indígenas; a desnutrição e suas consequências; e mais. O fórum é aberto ao público, não sendo necessário estar inscrito no congresso.
Na programação, o PedNorte trará mesas, palestras e conferências sobre assuntos como os desafios nutricionais no mundo atual; stress tóxico; doença inflamatória intestinal; imunização, doenças respiratórias e desafios na prematuridade. Também haverá espaço na grade científica para discutir saúde na adolescência; colaboração do pediatra na formação de adultos saudáveis, felizes e inteligentes; terapia intensiva; entre outros.
O congresso também terá atrações regionais, com apresentações indígenas, som e viola com o saxofonista Tiago Silva, e show de encerramento com o grupo Kboclos, com danças regionais e sonorização com Shakal Mam.
Dois cursos de pediatria antes e depois do evento
No dia 21 de junho será realizado o curso de Desenvolvimento Neuropsicomotor, que terá discussões sobre desenvolvimento típicos e vigilância; estresse tóxico e seus fatores de risco e proteção; o transtorno do espectro autista (TEA); o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); e a depressão e ansiedade na infância. Os dias 21 e 26 de junho serão dedicados à nutrologia pediátrica com a realização do curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP).
Uma parte do curso será realizada presencialmente e outro de forma remota. Entre os temas que serão debatidos estão: aleitamento materno, alimentação complementar, desnutrição, alergia alimentar, alimentação do pré-escolar até o adolescente, avaliação nutricional, obesidade, deficiência de vitaminas e minerais, dificuldade alimentar, microbiota intestinal e fórmulas infantis.