PedNorte vai reunir especialistas em Manaus para discutir saúde da Criança Indígena

Evento deve reunir 400 médicos pediatras em Manaus esta semana Imagem: divulgação
Compartilhe

Entre os dias 22 e 24 de junho a cidade de Manaus (AM) receberá o 1º Congresso de Pediatria da Região Norte – PedNorte. Serão três dias de evento que vai reunir especialistas do Brasil para discutir a prática clínica pediátrica.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e as 07 filiadas da Região Norte, o evento terá no dia 23 de junho o I Fórum de Saúde da Criança e Adolescente Indígena da Região Norte e IX Fórum Nacional em Defesa da Saúde da Criança Indígena.

A atividade contará com mesas de discussões de representantes das entidades: Ministério da Saúde (DSEI), Ministério Público, Secretarias de Saúde (SES e SEMSA) e associações indígenas. Entre os temas abordados estarão a situação atual da saúde da criança indígena no norte do Brasil; as questões socioeconômicas e o impacto na saúde das crianças e adolescentes indígenas; a desnutrição e suas consequências; e mais. O fórum é aberto ao público, não sendo necessário estar inscrito no congresso.

Na programação, o PedNorte trará mesas, palestras e conferências sobre assuntos como os desafios nutricionais no mundo atual; stress tóxico; doença inflamatória intestinal; imunização, doenças respiratórias e desafios na prematuridade. Também haverá espaço na grade científica para discutir saúde na adolescência; colaboração do pediatra na formação de adultos saudáveis, felizes e inteligentes; terapia intensiva; entre outros.

O congresso também terá atrações regionais, com apresentações indígenas, som e viola com o saxofonista Tiago Silva, e show de encerramento com o grupo Kboclos, com danças regionais e sonorização com Shakal Mam.

Imagem: divulgação

Dois cursos de pediatria antes e depois do evento

No dia 21 de junho será realizado o curso de Desenvolvimento Neuropsicomotor, que terá discussões sobre desenvolvimento típicos e vigilância; estresse tóxico e seus fatores de risco e proteção; o transtorno do espectro autista (TEA); o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); e a depressão e ansiedade na infância. Os dias 21 e 26 de junho serão dedicados à nutrologia pediátrica com a realização do curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP).

Uma parte do curso será realizada presencialmente e outro de forma remota. Entre os temas que serão debatidos estão: aleitamento materno, alimentação complementar, desnutrição, alergia alimentar, alimentação do pré-escolar até o adolescente, avaliação nutricional, obesidade, deficiência de vitaminas e minerais, dificuldade alimentar, microbiota intestinal e fórmulas infantis.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais