Pela primeira vez, onça é vista em parque da zona norte de São Paulo

Pela primeira vez, onça é vista em parque da zona norte de São Paulo
Foto: Divulgação/ Refúgio de Vida Silvestre
Compartilhe

Pela primeira vez, uma onça-parda foi flagrada circulando pelo parque Anhanguera, na zona norte de São Paulo, próximo à rodovia, nesta sexta-feira (09/09). As imagens foram captadas por câmeras de monitoramento na reserva Refúgio de Vida Silvestre durante atividades de levantamento de fauna silvestre. As informações são da Folha.

De acordo com Juliana Summa, diretora da divisão da fauna silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a onça-parda da espécie Puma concolor não circula todos os dias pelo parque, mas utiliza o Anhanguera como sua área de usufruto no dia a dia.

“Nunca registramos antes com imagem [a presença do animal]. Por isso, muita gente não acreditava que elas poderiam circular lá”, afirma Summa. “Mas já flagramos pegadas de onças-pardas desde 2019”, completa.

Yara Barros, coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, diz que às vezes acontece de esses animais saírem da mata e circular na cidade ou em áreas próximas, especialmente as jovens, que estão na fase de dispersão, como ela chama.

“Depois dos dois anos de idade, os jovens têm que sair de perto da mãe. Como a onça-parda tem uma elasticidade ecológica, e tolera um pouco mais as mudanças causadas pelo homem, ela acaba chegando em locais mais perturbados, como cidades, através de plantações de cana, por exemplo.”

A especialista da prefeitura faz um alerta. Por mais que as pessoas se espantem com a presença de uma onça, tenham medo ou se intimidem, ela diz, é importante saber que esses animais, predadores de topo de cadeia, circulam por São Paulo ainda.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais