Pesquisadores do Butantan descobrem duas novas linhagens da variante delta

Variante coronavírus - Imagem: Ilustrativa/ Pixabay
Compartilhe

Pesquisadores financiados pelo Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram duas novas sublinhagens da variante delta do coronavírus. As mutações, até o momento, não se mostraram mais letais ou transmissíveis.

Os resultados foram divulgados em estudo publicado no site Medrxiv, mas ainda precisam ser revisados. O grupo de cientistas é comandado pela biomédica Sandra Coccuzzo. Eis a íntegra, em inglês (540 KB).

A variante delta, segundo o estudo, é uma mutação diversa e mais de 120 subgrupos já foram identificados. No Brasil, a alta taxa de vacinação pode ter ajudado a frear uma possível nova onda de casos relacionados às mutações, dizem os pesquisadores.

As novas linhagens, batizadas de AY.43.1 e AY.43.2, provavelmente originaram-se no Brasil. Foram descobertas na cidade de São Paulo.

“O monitoramento do genoma SARS-CoV-2 é crucial para a pronta caracterização de novas linhagens e sublinhagens da doença. Por esta abordagem, é possível detectar a tempo a presença de novas variantes e implementar estratégias para prevenir a sua disseminação”, dizem os pesquisadores.

As descobertas narradas no estudo não estão relacionadas à variante ômicron, registrada pela 1ª vez na África do Sul.

 

Poder360

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais