Petição online pede libertação de jornalista de oposição ao governo preso há um ano na Guatemala

José Rubén Zamora, jornalista preso na Guatemala . Foto: divulgação RSF #FreeZamora
Compartilhe

No aniversário de um ano da prisão do premiado jornalista José Rubén Zamora e a três semanas do segundo turno das eleições presidenciais, a organização Repórteres Sem Fronteiras lançou uma petição online para pressionar o governo da Guatemala a libertá-lo.

O jornal acabou fechando em definitivo em maio, depois de meses tentando resistir pelo menos com a versão online, e vários de seus profissionais tiveram que se exilar.

 

 

Perseguições  a José Rubén Zamora

As perseguições que levaram à prisão e ao fechamento do jornal começaram em 2021. Zamora denunciou que o presidente da república, Alejandro Giammattei e a procuradora-geral do Ministério Público, Consuelo Porras, estavam “fabricando” um processo contra ele, utilizando alegações não relacionadas ao jornalismo.

Em junho deste ano, o editor foi absolvido de acusações de  chantagem e tráfico de influência, mas  condenado a de seis anos de prisão e pagamento de uma multa de 300 mil quetzales (aproximadamente R$ 184 mil) por lavagem de dinheiro.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, Zamora foi mantido em confinamento solitário no ano passado.

Quando membros de uma delegação de liberdade de imprensa que incluía a RSF conseguiram visitá-lo na prisão, em maio, ele disse que havia sofrido  tortura psicológica, incluindo privação de sono.

O jornalista contou ter tido a cela foi infestada de insetos durante o primeiro mês de detenção.

“É claro que Zamora é um bode expiatório e que sua condenação está sendo usada para enviar uma mensagem”, disse a RSF, apontando ameaças a outros profissionais que investigam corrupção ou cobrem julgamentos de pessoas próximas ao poder na Guatemala.

Segundo a Associação de Jornalistas da Guatemala, a criminalização do jornalismo aumentou nos últimos anos, levando pelo menos 20 jornalistas ao exílio.

A petição #FreeZamora pode ser assinada aqui.

 

 

mediatalks

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais