A Polícia Federal, com participação do IBAMA e da Marinha do Brasil, realizou nesta quinta-feira, 05/10, nova fase da operação Draga Zero, com o objetivo de combater a extração ouro ilegal no Amazonas.
A operação Draga Zero teve início no final de agosto e perdurou por doze dias, destruindo cerca de 302 balsas espalhadas nos trechos do Rio Madeira.
A fim de coibir novas investidas dos garimpeiros, ao menos nove dragas, instaladas no Rio Negro, nas proximidades da Ponte Jornalista Phelippe Daou, foram totalmente destruídas e inutilizadas. Além disso, foram encontradas pepitas de ouro e jóias que foram apreendidas e encaminhadas à perícia.
As investigações de Combate ao Crime Organizado e contra os delitos ambientais continuam, com especial atenção à identificação das lideranças e demais integrantes da associação criminosa.
As equipes usaram explosivos para detonar as dragas e assim torná-las inutilizáveis. Essa destruição, segundo a PF, é necessária para que não seja possível guardar ou transportar os equipamentos das embarcações.