A cidade de Pirenópolis, em Goiás, está localizada a cerca de 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, capital do estado, e abriga diversos pontos turísticos que transformam a cidade em um excelente destino para férias.
Ruas com calçamento de pedra e casarões coloniais do século XVIII que costumam atrair muitos turistas à região, mas a cidade também conta com incríveis belezas naturais, trazendo tranquilidade aos turistas.
Quando visitar Pirenópolis?
A cidade possui duas estações muito claras, uma seca e outra bastante chuvosa. Se você quer fugir da segunda opção, é melhor viajar entre os meses de maio e setembro, facilitando o acesso aos principais pontos turísticos.
Centro histórico
Chegando à cidade é possível ver o centro histórico. Os casarões coloniais e as ruas de calçamento de pedras são a marca da cidade, e pode começar por um passeio especial pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Ou optar por conhecer os prédios históricos do Cine Pireneus, do antigo Theatro de Pirenópolis e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu do Divino. Por lá também estão a igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo.
Parque Estadual da Serra dos Pirineus
O morro mais alto da região conta com 1.300 metros de altitude, mas parte dele pode ser subido com carro. Depois, com mais cerca de 30 minutos de caminhada é possível chegar ao topo e apreciar a vista de Pirenópolis.
Para encontrar o ponto inicial da subida, basta seguir pela Rodovia Parque Estadual dos Pireneus até passar a cancela do parque, depois uma casa com segurança e, na sequência, uma placa de sinalização com as informações do local. É lá onde começa a trilha de subida. O trajeto, a partir do centro de Pirenópolis, tem 20 km.
Cachoeira dos Dragões
Distante 40 km de Pirenópolis, o conjunto de oito cachoeiras chamadas de Cachoeiras dos Dragões é o destino ideal para quem quer realmente se conectar à natureza. O acesso um pouco mais difícil e a trilha mais longa fazem com que as Cachoeiras dos Dragões dificilmente fiquem cheias, além de que há limite de visitantes por dia ao local. Ou seja, é a melhor opção para quem deseja bastante tranquilidade, já que as quedas estão localizadas dentro de uma propriedade onde funciona o Mosteiro Zen Eisho-Ji.
Com informações de Casa Temporada