Plataforma virtual com soluções inovadoras para cidades é apresentada em Manaus

Plataforma virtual com soluções inovadoras para cidades é apresentada em Manaus
Foto: Valéria Nakashima/ Inpa
Compartilhe

A plataforma virtual Observatório de Inovação para cidades sustentáveis para auxiliar os municípios brasileiros com soluções para problemas urbanos foi apresentada para gestores, técnicos e pesquisadores, em Manaus, no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). No evento Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades, foram realizados painéis, oficinas e o lançamento do Guia de gestão orçamentária e financiamento municipal.

O Observatório de Inovação para cidades sustentáveis (Oics) é uma plataforma gratuita, desenvolvida pelo Centro de Gestão Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI. O Oics mapeia e divulga os conteúdos e modelos replicáveis de alternativas sustentáveis e inovadoras contextualizadas ao território nacional.

A plataforma oferece soluções para alguns principais desafios urbanos, como mobilidade, energia, água potável e saneamento de água, e resíduos sólidos. Segundo a coordenadora do Observatório, Raiza Fraga, esses são problemas que a maioria das cidades brasileiras enfrenta e, necessariamente, precisam se relacionar com a gestão pública. A plataforma tem 295 soluções registradas, que foram mapeadas no Brasil e no mundo.

“O nosso papel é traduzir o que a ciência brasileira já vem produzindo de informação e conteúdo para tomadas de decisão. A comunicação, a disseminação dessa informação para que os gestores tomem conhecimento e utilizem esse espaço como uma verdadeira ferramenta de apoio do seu trabalho no dia-a-dia”, conta a coordenadora do Oics.

O diferencial da plataforma é ser acessível, disponível para consulta para gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia. “Nós normalmente vemos estudos sendo feitos em várias plataformas desse tipo e não chegam até o destinatário final. Você tem uma coleção de estudos que vão se acumulando com boas soluções e poucas pessoas ficam sabendo dela.  Por isso, evento como este é fundamental, pois reúne diversos gestores”, destaca o diretor-presidente do CGEE, Fernando Gomes Rizzo.

A diretora do Inpa, Antonia Franco, destacou a relevância do evento, que possibilitou aos gestores conhecer uma ferramenta com soluções que podem auxiliar na tomada de decisão dos gestores e melhorar a vida nas cidades, áreas urbanizadas que sofrem com problemas ambientais, climáticos, de habitação, mobilidade, entre outros.

“Nós precisamos pensar não só nas grandes cidades, mas também lembrar das pequenas cidades e em como melhorar a qualidade de vida das pessoas. E esta plataforma traz várias soluções que podem ser consultadas e utilizadas pelos gestores”, disse a diretora, que mediou o painel Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável, no qual destacou a importância das tecnologias e inovações produzidas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IES) que ajudam na melhoria da qualidade ambiental e da vida das pessoas.

Marcela Aboim Raposo da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social  (Sedes), do MCTI, explica que o projeto CTInova tem o desafio contribuir para o planejamento urbano integrado, por meio das tecnologias e inovação, já aplicadas em duas cidades pilotos: Recife (PE) e Brasília (DF).

“O Observatório vem com essas inovações buscando o que tem no mundo e que pode contribuir para desenvolvimento dos Objetivos da Agenda 2030 para desenvolvimento do planejamento urbano integrado com as tecnologias e o Programa Cidade Sustentável (PCS), então vem muitas coisas boas e práticas”,  expõe Aboim.

Um dos exemplos disponíveis na plataforma é o Jardim Filtrante, uma tecnologia baseada na natureza para recuperar margens de rios.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais