A Polícia Federal em Tabatinga (a 1.107 km de Manaus) apreendeu 2.500 quilos de pirarucu, na última quinta-feira (12). Durante uma fiscalização de rotina das embarcações que navegavam pelo rio Amazonas, nas proximidades da comunidade tabatinguense Ilha do Bananal, dois homens foram presos em flagrante, um de 21 e outro de 34 anos.
A embarcação na qual foram encontrados os pescados se deslocava em direção à região da tríplice fronteira, onde, segundo um dos presos, a carga seria vendida para um indivíduo não identificado. Ainda segundo depoimento dos acusados, a pesca teria sido realizada na região de Amaturá, outra cidade localizada às margens do rio Amazonas (a aproximadamente 310 km de Tabatinga).
Conheça nossos serviços
– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa
O pirarucu tem a pesca proibida durante o ano todo. Apenas peixes criados em área de manejo e com autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) podem ser comercializados.
Os peixes apreendidos foram pesados e doados para as comunidades ribeirinhas Bananal e Palmares.
Diante da situação apresentada, os homens foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga, onde foi instaurado inquérito policial mediante auto de prisão em flagrante, com indiciamento pelos crimes de pesca proibida (artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais – Lei Federal 9.605) e contrabando na modalidade tentada (artigo 334-A do Código Penal – Decreto Lei 2.848).