Polo Industrial de Manaus fatura R$ 60,9 bi de janeiro a maio de 2021

Arte: Divulgação/Suframa
Compartilhe

No período de janeiro a maio de 2021, o Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou R$ 60,92 bilhões, o que equivale a um crescimento de 63,29% ante o mesmo período de 2020 (R$ 37,3 bilhões). Em dólar, o faturamento nos cinco primeiros meses deste ano também foi positivo, alcançando o montante de US$ 11.17 bilhões e registrando crescimento de 44,74% na comparação com o período de janeiro a maio do ano passado (US$ 7.71 bilhões).

As exportações do PIM também fecharam o período de janeiro a maio em alta. Neste intervalo, as vendas externas totalizaram US$ 174.53 milhões, o que representa aumento de 31,65% ante o mesmo período de 2020 (US$ 132.57 milhões).

A fase do PIM é tão positiva que 25 dos 26 subsetores de atividades monitorados mensalmente pela Suframa, por meio do Sistema de Indicadores Industriais, apresentaram evolução em seus desempenhos na comparação entre janeiro e maio de 2021 com igual intervalo do ano passado. Os maiores destaques foram os segmentos Eletroeletrônico (faturamento de R$ 13,45 bilhões e crescimento de 41,28%), Bens de Informática do Polo Eletroeletrônico (faturamento de R$ 16,76 bilhões e crescimento de 86,17%), Duas Rodas (faturamento de R$ 7,39 bilhões e crescimento de 61,95%), Termoplástico (faturamento de R$ 5,53 bilhões e crescimento de 95,43%), Metalúrgico (faturamento de R$ 5,4 bilhões e crescimento de 56,97%) e Químico (faturamento de R$ 5,03 bilhões e crescimento de 54,03%).

Produtos

Com praticamente todos os seus segmentos com desempenho ascendente, o PIM também teve diversas linhas de produtos com índices de fabricação em alta. O segmento de Duas Rodas é um dos exemplos. No período de janeiro a maio de 2021, o PIM fabricou 467.261 unidades de motocicletas, motonetas e ciclomotos (aumento de 47,94% em relação a igual período do ano passado) e 289.713 unidades de bicicletas, inclusive, elétricas (crescimento de 43,68%).

O Polo de Bens de Informática, por sua vez, também teve diversos itens em destaque, tais como telefones celulares, com 5.737.385 unidades fabricadas e crescimento de 27,37%; tablet PC, com 772 mil unidades e crescimento de 207,64%; e microcomputador portátil, com 356.945 unidades e crescimento de 76,49%.

Os televisores com tela de cristal líquido – principal produto do PIM em faturamento – também tiveram desempenho positivo. Nos cinco primeiros meses do ano, as 4.570.479 unidades fabricadas representaram aumento de 1,93% ante igual período de 2020. O produto com maior crescimento no período foram os home theaters, com 50.293 unidades fabricadas entre janeiro e maio de 2021 e impressionantes 276,28% de aumento.

Empregos

Em maio de 2021, o PIM empregou 97.564 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados, o que indica variação negativa de 3,66% ante o mês imediatamente anterior (abril – 101.274 trabalhadores), mas crescimento de 11,12% na comparação com maio de 2020 (87.700 trabalhadores). Com os resultados fechados até maio, a média mensal de mão de obra do PIM em 2021 ficou estabelecida em 101.647 trabalhadores, o que indica crescimento de 11,02% ante igual período de 2020 e a melhor média mensal do Polo, pelo menos, nos últimos seis anos.

Avaliação

Na avaliação do superintendente da Suframa, Algacir Polsin, o PIM está em um momento muito firme e a expectativa é de um segundo semestre com resultados ainda mais robustos, levando-se em consideração fatores como a atenuação progressiva das restrições socioeconômicas impostas pela pandemia da Covid-19 e as ações do governo federal visando à recuperação do País. “O Polo tem batido recordes sucessivos de faturamento nos últimos meses e a empregabilidade é a melhor em muitos anos. Estamos muito satisfeitos com esses resultados, mas sabemos que ainda temos espaço para melhorar, pois a expectativa é que o mercado brasileiro, que é o destino de praticamente 90% da nossa produção, possa evoluir até o final do ano”, afirmou Polsin.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais