Polo Industrial de Manaus fecha com maior crescimento nos últimos cinco anos

Foto: Reprodução
Compartilhe

O Polo Industrial de Manaus (PIM) encerrou o primeiro semestre com o recorde de suas melhores vendas nos últimos cinco anos. Como 483 empresas apresentaram crescimento nominal de 10,68%, equivalente a R $ 48.486.199.439 de janeiro a junho de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. As receitas nominais são as maiores registradas pela Zona Franca de Manaus a partir de 2014.
Na análise dos anos anteriores, a taxa de crescimento nominal do PIM é mais significativa. No primeiro semestre comparativo de 2019, mesmo período de 2017, alta de 28,76% e mesma relação de 2016, o calculado saltou 39,13%.
No mesmo intervalo de tempo, seis segmentos do Polo Industrial de Manaus apresentaram evolução: bens de informática Polo Eletroeletrônicos (20,10%); Duas rodas (17,51%); termoplástico (24,95%), metalúrgico (52,90%); mecânico (20,32%); Produtos alimentícios (45,11%). Setores em ascensão fogem do padrão nacional. No primeiro semestre deste ano, a indústria brasileira permaneceu estagnada com o crescimento.
O bom desempenho do setor industrial teve um impacto direto nas contratações. O setor da indústria foi o que ofereceu oportunidades de emprego em junho. Como Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede a diferença entre contratação e demissão, o saldo foi encerrado nos contratos 1.683 e 509 no setor industrial.
Expansão e implementação de novos negócios
Na 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CASE), foram aprovados 87 projetos, sendo 26 de Implantação e 61 de ampliação. Nos próximos três anos, investimentos de R $ 651 milhões deverão gerar 3.415 empregos.
Além de estimular a expansão do número de negócios, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também atua na busca de novos vetores de desenvolvimento que ofereçam apoio econômico à região. A visita à Coréia do Sul, líder em tecnologia da informação, faz parte da nova política expansionista adotada pelo superintendente Alfredo Menezes.
“A perspectiva de novos negócios nos levou através da Agência de Promoção Comercial e do Investimento na Coréia. Este país registrou um PIB (Produto Interno Bruto), em 2017, R $ 1.531 trilhões podem ser um parceiro ainda maior no PIM. Empresas coreanas Samsung e LG, que dominaram o mercado mundial com seus smartphones e televisores. As relações comerciais podem ser aprimoradas para abranger a diversificação das operações. Como Coréia do Sul, direcionei minha equipe a aumentar mercados emergentes para expandir as operações do PIM “, superintendente detalhado.
Paralelamente, a Suframa revitalizou o Distrito Industrial para melhorar a infraestrutura em parceria com a Prefeitura de Manaus; Ele discutiu a interconexão de Manaus com o Oceano Pacífico através do Peru; reduziu o valor de contratos de serviços comuns e computadores com economia de R $ 18 milhões. Para captar investidores na região, a Suframa apoia a 1ª Feira de Sustentabilidade PIM (fesPIM). Em outubro, os produtos fabricados na Zona Franca estarão em 130 estandes, mostrando o potencial econômico e o alto nível tecnológico.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais