Ponte de 150 metros é construída na marina do Davi para conter impactos da seca dos rios

Foto: Divulgação / Seminf
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou a construção de uma ponte de madeira com cerca de 150 metros de extensão para promover a acessibilidade segura de passageiros e minimizar os transtornos à população ao novo ponto de ancoragem dos barcos e lanchas.

O período de estiagem que atinge o Estado começa a afetar as navegações em virtude da vazante do rio Negro, causando prejuízos às zonas ribeirinha e rural da cidade. A marina do Davi, no bairro Ponta Negra, zona Oeste, já sofre os impactos da seca, precisando ancorar as embarcações em pontos mais distantes, uma vez que a área de areia avança rápido e a travessia até as embarcações já está comprometida, com um longo trecho de caminhada e muitos obstáculos.

“A seca é sazonal e este ano chegou mais cedo do que acontece normalmente. Por esse motivo, a Prefeitura de Manaus iniciou medidas emergenciais, para que as travessias na marina do Davi não sejam prejudicadas. A determinação é que as pontes e passarelas de madeira sejam construídas em caráter de urgência, para que as pessoas possam ter acesso às lanchas e cheguem ao seu destino sem serem impactadas com os efeitos da seca”, garante Efrain Aragão, subsecretário de Serviços Básicos da Seminf.

Segundo a Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), cerca de dois mil turistas e moradores da zona rural de Manaus, a cada final de semana, usam as voadeiras (lancha regional rápida) para acessar os flutuantes do rio Tarumã e as comunidades ribeirinhas.

A obra segue em ritmo acelerado e conta com um efetivo de 12 servidores da Seminf e será finalizada ainda esta semana. O material utilizado na construção da ponte atende a todas as normas ambientais, respeita as características naturais das edificações e garante maior durabilidade da estrutura.

Desde o início da gestão, 24.587 metros quadrados de pontes e passarelas de madeira foram construídos nas comunidades da cidade de Manaus, para garantir o direito de ir e vir em segurança. A maior parte, em bairros como Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Alvorada, Compensa, Francisca Mendes e Colônia Terra Nova.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais