População deve usar 13º salário para pagar dívidas, aponta CDL

(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Compartilhe

O recebimento do 13º salário é sempre um período de alívio para o bolso dos consumidores. Trata-se de um dinheiro extra que pode ajudar tanto no pagamento de dívidas, quanto nas comemorações de Natal e Réveillon. Uma pesquisa divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) mostrou que os manauaras vão utilizar esse dinheiro extra para pagar dívidas em atraso (27%), seguido de compras de presentes e alimentação para as festividades de fim de ano.
Na comparação com 2018, aumentou de 22,42% para 27% o percentual de trabalhadores que vão gastar ao menos parte do 13º salário com o pagamento de dívidas. Em contrapartida, a compra de presentes está nas demais colocações da pesquisa.
Dos entrevistados que vão utilizar parte do recurso para as compras de Natal, 19,8% pretendem comprar itens de vestuário; 13,60% vão adquirir calçados; 11,8% pretendem gastar com alimentação; 6,4% reformas/materiais de construção; e 4,8% com a compra de presentes e brinquedos para crianças.
Neste fim de ano, o comportamento dos consumidores por classe social revela que a intenção de como pretendem gastar o décimo terceiro salário está distribuído em diversos produtos e serviços.
As classes B, C, D e E, segundo a amostra, vão optar por pagarem suas dívidas. 25,5% classe B; 30,1% classe C; 36,9% a E; e 42,3% classe E. Em segundo lugar, os consumidores estarão dispostos a comprar vestuário, B 21,6%; C 18,1%; D 20%; e E 16,8%. Seguindo de calçados, B 12,4%; C 12,7%; D 11,9%; e E 7,4%.

Dívidas em atraso

O levantamento realizado pela CDL Manaus revela ainda que apenas 10,9% não possuem nenhuma dívida; 32,7% devem menos de três parcelas de suas dívidas; 30,8% entre quatro e cinco; 13,5 devem entre seis a dez parcelas; 7,8% entre onze a quinze; e 4,3% devem mais de quinze parcelas.
Durante 2019, 64,8% dos entrevistados contraíram dívidas parceladas, enquanto 35,2% dos entrevistados estão sem dívidas.
No ano passado, 22,42% dos entrevistados disseram que utilizariam o recurso do 13º para pagar dívidas, 17,5% para comprar itens do vestuário, 10,95% para comprar calçados, 10,9% optaram por poupar e 9,24% responderam que utilizaram o recurso em alimentação.

Montante

Mais de 620 mil pessoas receberão o 13º salário, que equivale em média R$ 2.451 mil por cidadão, injetando assim, quase 2 bilhões de reais na economia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!